O que ocorreria se Bolsonaro fosse condenado?
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal iniciou nesta terça-feira (2) o julgamento em que o ex-presidente responde a cinco crimes distintos.

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) iniciará na terça-feira (2) o julgamento da ação penal relacionada a um suposto plano de golpe contra o resultado da eleição presidencial de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), identificado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como “líder” do plano golpista, foi alvo de pedido de condenação por cinco crimes distintos.
O ex-presidente, réu na Suprema Corte, poderá ser condenado ou, alternativamente, absolvido na ação penal.
Leia também:

Indulto a ex-presidente impulsiona candidatos com apoio de bolsonaristas

Advogados estimam que o ex-presidente Bolsonaro tenha tempo para cumprir sete anos em regime fechado

O Julgamento do Ex-Presidente Bolsonaro é retaliação política ou busca por justiça?
O advogado criminalista e doutor em direito penal pela Universidade de São Paulo (USP), Anderson Lopes, esclarece que, inicialmente, a defesa do ex-presidente e demais acusados poderá interpor recursos, sem que haja uma consequência imediata, mesmo que a Primeira Turma decida pela condenação.
Em situações de discordância, os advogados podem propor embargos infringentes, que levam a decisão ao plenário do STF para reanálise do ponto controverso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em caso de condenação, as defesas ainda poderão utilizar dois recursos, os embargos de declaração ou os embargos infringentes, conforme o resultado do julgamento.
Em situações de consenso, somente as defesas poderão apresentar embargos de declaração, que, conforme Lopes, visam apenas a dissipar eventuais “obscuridades, omissões ou contradições” do acórdão, sem alterar a condenação.
Cálculo das penas
Quanto à possibilidade de prisão para cumprimento da eventual pena, em tese ela somente deve ocorrer após o julgamento desses eventuais recursos, explica o advogado.
Bolsonaro pode ter uma pena de até 43 anos de prisão, correspondente à soma das penas máximas dos crimes que enfrenta.
As sentenças serão determinadas após a conclusão do julgamento.
O ex-presidente encontra-se detido sob regime de prisão domiciliar, em razão da decisão do ministro Alexandre de Moraes, após ter infringido as medidas cautelares impostas pelo titular da relatoria.
O regime poderá ser modificado, caso os ministros decidam pela condenação de Bolsonaro. Ainda é incerto, contudo, o local em que ele cumprirá pena, uma vez que o ex-presidente é militar, o que pode resultar no cumprimento do regime fechado em uma instalação do Exército.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)