Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O promotor de justiça Gonet indeferiu o pedido de perdão judicial da Cid Suzeno, referente à operação Lava Jato e ao benefício da delação premiada

O promotor de justiça Gonet indeferiu o pedido de perdão judicial da Cid Suzeno, referente à operação Lava Jato e ao benefício da delação premiada

A defesa do Ministério Público Federal (MPF) propõe uma redução de apenas um terço na pena do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em decorrência de omis…

Por: Marcos Oliveira

15/07/2025 4:03

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Procuradoria-Geral da República recusou, na segunda-feira (14.jul.2025), a anulação do processo judicial do tenente-coronel Mauro Cid em relação à sua prisão perpétua. A decisão foi comunicada ao STF (Supremo Tribunal Federal) no âmbito da acusação final da ação penal que apura o núcleo central da tentativa de golpe de Estado em 2022. A íntegra (PDF – 5,4 MB) está disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise da Decisão

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou o “comportamento contraditório” do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), caracterizado por “omissões e resistência ao cumprimento integral das obrigações pactuadas” com o MPF (Ministério Público Federal).

Devido a essa justificativa, o procurador, chefe do MPF, afirmou que a redução de pena, uma das condições do acordo de delação premiada, deveria ser estabelecida no patamar mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério Público propõe, nessa situação, a diminuição de um terço da pena aplicada pelo crime como benefício incentivador devido à sua colaboração. O limite máximo a ser reduzido, nesse caso, seria de dois terços da pena.

A Promotoria de Justiça também rejeitou a transformação automática da pena privativa de liberdade em restrição de direitos. Restrições de direitos podem compreender a realização de serviços à comunidade, multa, interdição temporária de direitos (como a proibição de viajar e frequentar locais específicos), limitações aos fins de semana, entre outras.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Attack on Titan” Surpreende com Brinde Exclusivo e Retorno aos Cinemas!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Idosos em 2026: Direitos e Benefícios INÉDITOS Revelados Já!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Demon Slayer: Castelo Infinito: IMAX Revoluciona Filme com Cena Épica e Recorde de Bilheteria!

O órgão argumentou que Cid foi omisso durante o processo penal. “A despeito dos elementos probatórios colhidos (…) o réu resistiu ao reconhecimento de sua efetiva participação nos eventos sob investigação”, declarou a PGR. “A conduta denota possível resistência ao cumprimento integral dos compromissos assumidos no acordo de colaboração premiada”, disse.

Apesar de não se opor à eficiência temporal do cumprimento de prazos, as declarações de Cid sobre seu envolvimento nas atividades da organização criminosa se mostraram, em grande parte, superficiais e pouco esclarecedoras, sobretudo em relação aos aspectos mais graves.

O procurador mencionou reportagem da revista Veja que indicava que Cid utilizara o perfil no Instagram @gabrielar702 para se comunicar com pessoas próximas a Bolsonaro e com Eduardo Kuntz, que defende o coronel Marcelo Câmara, também réu na ação penal. “A Meta, após ser pressionada, confirmou que o referido perfil foi criado a partir de e-mail associado ao nome do réu ([email protected])”, informou a Procuradoria. A defesa do tenente-coronel, contudo, negou que o perfil na rede social tenha sido utilizado por ele.

A Procuradoria-Geral da República declarou que a questão permanece sob investigação, não sendo viável, no momento, atribuir à réu a responsabilidade pelos acessos.

Apesar do comportamento de Cid, conforme a PGR, não há motivo suficiente para anulação do acordo, como solicitado por algumas defesas de outros réus na ação penal – entre elas a de Bolsonaro. “De todo modo, eventual comprovação de vinculação do perfil ao nome de Mauro Cid não implicaria, por si só, o esvaziamento da voluntariedade ou da legalidade do acordo de colaboração premiada, cuja regularidade e espontaneidade foram reiteradamente reconhecidas ao longo de toda a instrução”.

A Procuradoria-Geral da República afirmou que a atitude do colaborador estaria evidenciando a ambiguidade de sua conduta, que, por meios alternativos, visava obter ganhos financeiros e restabelecer contato com outros envolvidos.

Na alegação de 517 páginas, além de recusar o perdão judicial para Cid, o procurador-geral da República solicitou a condenação de Bolsonaro e outras 7 pessoas. Consulte mais detalhes nesta reportagem do Poder360.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
delação premiadaMauro CidMinistério Público FederalPaulo Gonet
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Internacional

Irã classifica exércitos da UE como "grupos terroristas" após decisão sobre Guarda Revolucionária

01/02/2026 9:59 | 1 min de leitura

● Papa Leão XIV expressa preocupação com tensões entre EUA e Cuba e pede diálogo urgente!

01/02/2026 10:39 | 1 min de leitura

● Filipe Luis mira feito histórico na Supercopa do Brasil contra o Corinthians!

01/02/2026 11:05 | 1 min de leitura

● Supercopa do Brasil 2026: Flamengo e Corinthians duelam em busca do título neste domingo!

01/02/2026 11:15 | 1 min de leitura

● Palmeiras e Botafogo-SP se enfrentam em duelo decisivo no Campeonato Paulista neste domingo!

01/02/2026 11:25 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!