O Produto Interno Bruto francês aumenta 0,3% no segundo trimestre, ultrapassando previsões
Consumo das despesas domésticas impulsionou a segunda maior economia da zona do euro.
A economia francesa registrou um crescimento de 0,3% no segundo trimestre, ultrapassando as projeções, devido ao impulso nos gastos das famílias, conforme dados oficiais divulgados na quarta-feira (30), e que indicam a retomada da segunda maior economia da zona do euro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Analistas apontavam para um crescimento de 0,1% no Produto Interno Bruto do segundo trimestre. A expansão de 0,3% também indicou uma melhora em relação ao crescimento de 0,1% do PIB no primeiro trimestre.
A França está lidando com um crescimento econômico moderado e pressões decorrentes de seu elevado déficit.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O chefe de governo François Bayroux pretende diminuir o déficit orçamentário de 5,4% do Produto Interno Bruto em 2023 para 4,6% em 2026, com o objetivo final de atingir o limite de 3% de déficit fiscal da UE até 2029.
O ministro das Finanças, Eric Lombard, afirmou à RTL Radio que os números preliminares do crescimento do PIB no segundo trimestre são, contudo, “boas notícias”.
Leia também:
China confirma reunião entre Trump e Xi Jinping na quinta-feira (30) após anúncio de Trump no Japão
Trump anuncia acordo comercial histórico com a Coreia do Sul: “Nós conseguimos!”
PIB da Espanha avança 0,6% no 3º trimestre, abaixo da expectativa de 0,7% da FactSet
Ele complementou que também demonstraram que a economia francesa está apresentando um desempenho satisfatório, considerando as pressões decorrentes do acordo de tarifas comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos.
“Este 0,3% indica que estamos resistindo de forma razoavelmente positiva, considerando a situação”, afirmou Lombard.
Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












