Após um período de prorrogação definido pelo Inep, o prazo de inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) encerra nesta quarta-feira (30). A mesma data se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições para a primeira edição da prova deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame será aplicado no dia 19 de outubro e avaliará os conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de forma interdisciplinar, da área de saúde mental.
A avaliação será realizada com base em critérios estabelecidos para o Enade, considerando as DCNs, os normativos e as legislações de regulamentação da prática profissional pertinentes à área médica.
LEIA TAMBÉM!
Exames
O Exame Nacional de Merito Médico (Enamed) terá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade igual para cada uma das áreas da Medicina contempladas.
O exame compreenderá também um questionário para o estudante egresso do curso de Medicina inscrito no Enade e um questionário contextual para os demais participantes, todos de preenchimento obrigatório, além de um questionário de percepção da prova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira edição
A partir de 2025, o Enamed é obrigatório para quem estiver habilitado e inscrito no Enade, conforme declaração do coordenador do curso como concluinte de graduação em Medicina. Outros interessados podem participar de forma voluntária nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Enare.
Verifique os aspectos cruciais do Enamed:
Unicamp lança edital do Vestibular 2026; confira os principais pontos.
Fonte por: CNN Brasil