Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O presidente Trump incitou a confusão e os atos em Los Angeles são pacíficos, afirmou Kamala

O presidente Trump incitou a confusão e os atos em Los Angeles são pacíficos, afirmou Kamala

Kamala Harris criticou o envio da Guarda Nacional em resposta a operações de deportação que geraram confrontos.

Por: Ricardo Tavares

09/06/2025 15:12

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A ex-vice-presidente dos EUA, Kamala Harris (Partido Democrata), afirmou no domingo (8.jun.2025) que os protestos contra operações de deportações em Los Angeles foram “predominantemente pacíficos”. Também criticou o presidente Donald Trump (Partido Republicano) por autorizar o envio de 2.000 soldados da Guarda Nacional à cidade no sábado (7.jun.2025). A declaração de Harris se deu em uma publicação em suas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Los Angeles é minha casa. E, como muitos americanos, estou preocupada com o que estamos observando nas ruas de nossa cidade. Enviar a Guarda Nacional é uma escalada perigosa destinada a provocar caos. Além das recentes operações do ICE no sul da Califórnia e em todo o país, isso faz parte da agenda cruel e calculada da Administração Trump para disseminar pânico e divisão.

A ex-vice-presidente acrescentou: “As ações [deste governo] não são sobre segurança pública – são sobre provocar medo. Medo de uma comunidade exigindo dignidade e devido processo. O protesto é uma ferramenta poderosa – essencial na luta pela justiça. E como o LAPD [Departamento de Polícia de Los Angeles, na sigla em inglês], a prefeita e o governador observaram, as manifestações em defesa de nossos vizinhos imigrantes têm sido predominantemente pacíficas. Continuo apoiando os milhões de americanos que estão se levantando para proteger nossos direitos e liberdades fundamentais.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os protestos iniciaram-se após a condução de operações do ICE (Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA) em áreas de Los Angeles. As tensões surgiram na sexta-feira (6.jun), quando manifestantes confrontaram agentes que realizavam ações de imigração em vários pontos do centro da cidade. No sábado (7.jun), as intervenções do ICE se expandiram para Paramount, região majoritariamente latina, onde os agentes foram recebidos com mais protestos em frente a um parque industrial.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Revela Calendário de Pagamentos 2026: Datas e Benefícios Acima de R$ 1.518!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Liar Game”: Novo Trailer e Pôster Revelam Vozes de Protagonistas e Equipe Estrela!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Revela Cronograma de Pagamentos 2026: Calendário Detalhado para Aposentados e Pensionistas!

Em Paramount, uma situação de impasse de várias horas levou à presença de agentes da patrulha de fronteira, munidos de material antimotim e máscaras de gás, na área externa do parque industrial. Esses agentes lançaram gás lacrimogêneo em direção a manifestantes que se concentravam nas proximidades. As manifestações se transformaram em confrontos, com o uso de pedras, supostos coquetéis Molotov e incêndios em veículos. A LAPD considerou o ocorrido ilegal na segunda-feira (8.jun) e iniciou prisões após dar ordens de dispersão.

As manifestações surgiram em decorrência de informações de que indivíduos detidos estariam sendo mantidos em um prédio federal, alegações que a ICE “refuta categoricamente”, conforme declaração de um porta-voz da agência. Os confrontos entre manifestantes e forças de segurança atingiram o 3º dia consecutivo após a realização de operações do ICE que resultaram em pelo menos 44 prisões.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass (Partido Democrata), declarou em 7 de junho: “Na manhã desta, recebemos relatos de ações federais de fiscalização de imigração em diversos locais de Los Angeles. Como prefeita de uma cidade orgulhosa de imigrantes, que contribuem para nossa cidade de inúmeras formas, estou profundamente irritada com o ocorrido.”

Ela afirma que essas práticas semeiam terror nas comunidades e desrespeitam princípios básicos de segurança em nossa cidade. Meu gabinete está em estreita coordenação com organizações comunitárias de direitos dos imigrantes. Não permitiremos que isso ocorra.

Também declarou: “Manteremos sempre o direito constitucional dos angelinos de protestar pacificamente. Contudo, a violência, a destruição e o vandalismo não serão tolerados na cidade e os responsáveis serão responsabilizados integralmente.”

Analise o caso.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), permitiu o envio de 2.000 soldados da Guarda Nacional para Los Angeles, na Califórnia. A medida foi implementada na noite de sábado (7.jun.2025), em razão do aumento dos protestos contra as operações de imigração, que perduraram dois dias consecutivos na cidade. Agentes policiais utilizaram gás lacrimogêneo em confrontos com os manifestantes.

A decisão de Trump foi formalizada através da assinatura de um memorando que mobilizou uma fração das tropas por meio do Título 10, regulamento federal que possibilita o emprego da Guarda Nacional em situações de “rebelião ou risco de rebelião contra a autoridade do governo dos Estados Unidos”, transferindo o comando da guarda estadual para o governo federal.

É a primeira vez desde 1965 que um presidente aciona a Guarda Nacional de um Estado sem que haja um pedido do governador, segundo afirmou à Elizabeth Goitein, diretora sênior do Programa de Liberdade e Segurança Nacional do Brennan Center for Justice, uma organização independente de direito e políticas públicas. A última vez ocorreu quando o presidente Lyndon B. Johnson (Partido Democrata, 1963-1969) enviou tropas ao Alabama para proteger manifestantes em defesa dos direitos civis.

De acordo com o jornal norte-americano New York Times, é incomum que um presidente dos EUA utilize o mecanismo que Trump abandonou – que, na prática, sobrepõe-se à autoridade do governador do Estado.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Guarda NacionalKamala HarrisOperações ICEProtestos imigraçãoTrump
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

São Paulo

São Paulo Contrata Danielzinho e Define Estratégia para Temporada de 2026!

19/12/2025 12:10 | 2 min de leitura

● Craque Neto Revela: Fabinho Soldado Sai do Corinthians para o Internacional!

19/12/2025 12:43 | 2 min de leitura

● Duda Wendling explode em raiva ao criticar desculpas de Matheus após polêmica em "A Fazenda 17"!

19/12/2025 12:08 | 2 min de leitura

● Adriana Esteves Exibe Novo Visual em Homenagem de 56 Anos!

19/12/2025 13:12 | 2 min de leitura

● Ana Carolina revela jornada após trauma e apoio no espiritismo: caso chocante de Isabella Nardoni

19/12/2025 13:24 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!