O presidente declarou em comunicado que a decisão configura uma interferência inadequada no Poder Judiciário brasileiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciar a revogação imediata do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de seus familiares e de “aliados no tribunal”. A medida, anunciada na noite da sexta-feira (18), foi classificada por Lula como “arbitrária e completamente sem fundamento”. Em nota oficial divulgada neste sábado (19), o presidente afirmou que a decisão representa uma interferência indevida no sistema de Justiça brasileiro, o que, segundo ele, fere os princípios da soberania e do respeito entre as nações. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável”, declarou. O presidente brasileiro reafirmou seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito. “Nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão das instituições nacionais”, concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
<h4 id="Revogação dos vistos“>Revogação dos vistos
A declaração emitida pelo petista sinaliza um novo período de tensão diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump. Na noite de sexta-feira (18), com um tom de crítica ao STF, o secretário americano reiterou o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, e acusou Moraes de conduzir uma “caça às bruxas” e de infringir direitos fundamentais, alegando que a atuação do ministro ultrapassou limites nacionais e impactou cidadãos americanos.
A revogação dos bloqueios de bens foi apresentada como retaliação às decisões judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que na sexta-feira foi alvo de operação da Polícia Federal e, por determinação do STF, passou a utilizar tornozeleira eletrônica, em caráter de medidas cautelares para impedir uma possível fuga do país.
Fonte por: Brasil de Fato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.