O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição encerra nesta terça-feira (8)

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado disponibiliza 3.652 vagas em 32 órgãos, com provas realizadas em dois dias.

08/07/2025 12:01

3 min de leitura

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição encerra nesta terça-feira (8)
(Imagem de reprodução da internet).

O período para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerra às 23h59 (horário de Brasília) na terça-feira (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o edital do CNU 2025, apenas as pessoas que:

Solicitação de isenção

A solicitação de gratuidade no CNU 2025 deverá ser realizada eletronicamente, durante o cadastro, unicamente no sistema da Fundação Getúlio Vargas (FGV), utilizando o acesso exclusivo da conta no portal do governo federal, Gov.br.

Leia também:

O e-mail da banca examinadora do concurso é o mesmo para enviar a documentação que comprove as situações que dão direito à gratuidade.

Serão aceitos apenas arquivos enviados nos formatos JPG, JPEG, PNG e PDF, com tamanho máximo de 5MB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A organização do processo seletivo informa que não serão aceitos documentos enviados por outros meios, nem entregues pessoalmente na sede da FGV ou no dia da aplicação das provas.

Documentação

A correção do edital do chamado Enem dos Concursos elimina a necessidade de os inscritos no Cadênico apresentarem o Número de Identificação Social (NIS) como comprovante de insuficiência econômica.

Candidatos que já foram ou ainda são beneficiários do Prouni, ou que receberam financiamento do Fies, devem selecionar a opção de solicitação adequada a essa modalidade no sistema de inscrição.

O candidato doador voluntário de medula óssea deverá apresentar a documentação que ateste a situação declarada: documento de identidade com foto, comprovante da doação com data da coleta e de emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor, com nome legível, ou certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea, expedido por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

A participação prévia em programas sociais ou isenção em outros concursos não assegura isenção automática no CNU 2. É necessário repetir o processo de solicitação para este concurso.

Todos os pedidos serão submetidos à análise da Fundação Getúlio Vargas.

O candidato que apresentar declarações falsas será eliminado do concurso, em qualquer fase, e responderá legalmente por esse ato.

Resultados

A FGV entrará em contato com os órgãos gestores do Cadastro, do Prouni e do Fies, bem como com o responsável pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para verificar as informações fornecidas pelos candidatos.

Os resultados preliminares de todos os pedidos serão divulgados na quinta-feira (10), no site do concurso.

Caso haja indeferimento, o candidato poderá apresentar recurso, impugnando a decisão da FGV, entre os dias 11 e 14 de julho. O resultado final dos recursos será divulgado em 18 de julho.

Aquele que tiver o pedido de isenção indeferido definitivamente deverá pagar a taxa única de R$ 70 para os cargos de nível superior e médio até 21 de julho, através da plataforma.

A inscrição do candidato será automaticamente cancelada se o prazo de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) for perdido.

CNU 2025

A segunda edição do CNU disponibiliza 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas realizadas em dois dias: a primeira, de questões objetivas, em outubro, e a segunda, de caráter dissertativo, em dezembro, restritas aos candidatos que obtiveram aprovação na etapa anterior.

As posições serão organizadas em nove áreas temáticas, permitindo que o candidato se inscreva para diversas vagas dentro do mesmo segmento e estabeleça sua ordem de prioridade para as oportunidades.

Os exames do CNU serão realizados em 228 cidades, abrangendo as 27 unidades da federação. A lista pode ser consultada no anexo XI do edital de abertura.

A validade do concurso é de 12 meses, a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser estendida, uma vez, por um período equivalente.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.