A prova, lançada em abril pelo MEC, visa avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O novo prazo finaliza-se em 30 de julho. A nova data também se aplica às solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições para a primeira edição da prova deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Enamed.
O teste será realizado no dia 19 de outubro e avaliará conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e, de forma interdisciplinar, da área de saúde mental.
A avaliação será baseada em critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os normativos e as legislações de regulamentação do exercício profissional em vigor e relevantes para a área médica. Haverá 100 questões objetivas, com múltiplas escolhas, distribuídas igualmente entre as áreas da medicina abordadas.
O exame compreenderá também um questionário para o estudante formado em medicina inscrito no Enade e um questionário contextual para os demais participantes, todos de preenchimento obrigatório, além de um questionário de percepção da prova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inscrição: de 7 a 30 de julho
Atendimento com foco em soluções personalizadas.
Solicitação: 7 a 30 de julho
Recurso: 11 a 15 de agosto
Decisão do recurso: 20 de agosto
A partir de 2025, o Enamed é obrigatório para graduados em medicina, conforme declaração do coordenador do curso como comprovante de conclusão. Interessados podem participar voluntariamente nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
O Enamed tem como objetivos, conforme o MEC, avaliar se os formandos de medicina obtiveram as competências e habilidades previstas nos currículos dos cursos de graduação e oferecer suporte para o desenvolvimento das carreiras médicas, promovendo a qualidade da educação médica no Brasil.
O exame visa unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência; e assegurar que médicos futuros estejam preparados para atuar de forma qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Mapas mentais: 7 razões para empregar esse recurso visual nos estudos
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.