O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) participou, na quarta-feira (18.jun.2025), de um ato em Buenos Aires em solidariedade à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner (Partido Justicialista, esquerda), que está presa e condenada a seis anos por desvio de recursos públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Uma marcha em defesa da democracia, de denúncia e contra a perseguição”, declarou o congressista. “É uma energia contagiante, que demonstra que a luta vale a pena.”
Pimenta participa da manifestação representando o PT. Ele está acompanhado da deputada estadual Laura Sito (PT-RS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a condenação e declarou que a ex-presidente é “vítima de perseguição político-judicial”. Ela também está inelegível.
A ex-presidente argentina foi condenada.
A Suprema Corte de Justiça da Argentina, em 10 de junho, ordenou a prisão da ex-presidente após rejeitar por unanimidade um recurso contra sua condenação a 6 anos de prisão por desvio de dinheiro público.
LEIA TAMBÉM!
A investigação trata do direcionamento de recursos públicos para licitações vencidas por um amigo e sócio da família Kirchner, destinados à construção de estradas na Patagônia. Diversas dessas obras não foram finalizadas ou foram descontinuadas.
O esquema fraudulento resultou em perdas estimadas em US$ 1 bilhão nos cofres públicos argentinos, conforme a acusação. O Ministério Público apresentou como evidência o aumento patrimonial do empresário Lázaro Báez, que obteve vitória em 51 licitações. O patrimônio pessoal de Báez cresceu 12.000% de 2004 a 2015, enquanto sua empresa registrou um crescimento de 46.000% no mesmo período.
Fonte por: Poder 360
