O Peru não cederá à Colômbia sobre a ilha em disputa na Amazônia

Lima acredita que a ilha de Santa Rosa emergiu do descenso das águas do Amazonas como uma extensão da ilha Chinería, que pertence ao Peru.

15/08/2025 19:15

2 min de leitura

O Peru não cederá à Colômbia sobre a ilha em disputa na Amazônia
(Imagem de reprodução da internet).

A presidente do Peru, Dina Boluarte, visitou nesta sexta-feira 15 a ilha amazônica que está no centro de uma polêmica com seu colega colombiano, Gustavo Petro, e alertou que não cederá “nem um centímetro” da soberania peruana sobre o território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Colômbia e Peru mantêm uma disputa histórica sobre seus limites territoriais no rio Amazonas, que sofre alterações frequentes e forma novas ilhas. O governo de Lima considera que a pequena ilha de Santa Rosa surgiu do represamento das águas do Amazonas como uma extensão da ilha Chinería, que pertence ao Peru. Além disso, afirma que sua população, com menos de três mil habitantes, é peruana.

A soberania do Peru não está em discussão. A área do distrito de Santa Rosa pertence ao Peru, afirmou Dina, em pronunciamento na praça central da ilha, situada a mais de 1.000 quilômetros da capital peruana.

Leia também:

A presidente declarou que Petro envia “mensagens e executa ações inaceitáveis”, que prejudicam a irmandade entre os dois países. “Não cederemos nem uma única área do nosso território.”

De acordo com Lima, a fronteira entre Peru e Colômbia foi definida há um século, por meio de tratados internacionais. Bogotá, contudo, considera que a ilha surgiu em um momento posterior e ainda não foi reivindicada por nenhum dos dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A controvérsia sobre a soberania da ilha Santa Rosa começou em julho de 2024, após Lima apresentar uma nota de protesto a Bogotá, em resposta à descrição de um funcionário colombiano sobre a presença peruana na área como uma “ocupação irregular”.

A situação se intensificou quando o Peru formalizou, no mês passado, a criação do distrito de Santa Rosa de Loreto, o que provocou uma manifestação de Petro no dia 7. A partir daí, uma série de ocorrências na região tem impactado o relacionamento entre os dois países.

Em 11 e 12 de setembro, na capital peruana, representantes diplomáticos do Peru e da Colômbia participarão de uma reunião técnica para abordar questões de fronteira.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)