O pavimento da pista cedeu e a aeronave caiu no aeroporto de Fernando de Noronha

Passageiros foram retirados do trem após o veículo de pouso afundar durante a movimentação no aeroporto; o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC so…

30/06/2025 14:17

2 min de leitura

O pavimento da pista cedeu e a aeronave caiu no aeroporto de Fernando de Noronha
(Imagem de reprodução da internet).

Incidente no Aeroporto de Fernando de Noronha

Uma aeronave da Gol afundou no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, após o asfalto ceder na tarde de 29 de junho durante o procedimento de taxiamento. O voo sairia da ilha com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, mas precisou ser interrompido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os passageiros e tripulantes foram desembarcados e, após manobras para reposicionar o avião, a aeronave seguiu viagem normalmente. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Gol confirmou que o asfalto do aeroporto cedeu durante o taxiamento. A companhia informou que todas as ações foram tomadas com foco na segurança.

Leia também:

Após esse incidente – o segundo afundamento de trem de pouso em uma semana – o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgaram nota conjunta cobrando explicações do Governo de Pernambuco e exigindo providências urgentes para garantir a segurança no terminal.

No dia 22 de junho, um avião da Azul também teve o trem de pouso afundado no mesmo aeroporto. Na ocasião, funcionários precisaram remover parte do asfalto manualmente para liberar a aeronave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC lamentam os recorrentes incidentes no Aeroporto de Fernando de Noronha, o que coloca em risco a segurança aeroportuária e levanta questionamentos sobre a funcionalidade da pista de taxiamento, afirma o texto.

As autoridades federais também informaram que enviaram um ofício à administração estadual no dia 22 de junho, após um incidente semelhante, pedindo informações sobre as condições da infraestrutura do aeroporto e o cronograma das obras de requalificação. Até o momento, o ministério e a agência afirmam que não houve resposta.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), responsável pela manutenção do aeroporto, também se pronunciou. A pasta informou que o incidente ocorreu em uma das vagas de estacionamento e não afetou as operações do terminal.

Segundo a secretaria, a área danificada será restaurada emergencialmente nesta segunda-feira (30) e, após o fim do período de chuvas no arquipélago, as obras de requalificação serão retomadas no dia 15 de julho. Os serviços contemplarão a requalificação das pistas de taxiamento, das áreas de estacionamento e das vias laterais. As intervenções serão executadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material de alta durabilidade e resistência.

A concessionária Dix Empreendimentos, responsável pela administração do Aeroporto de Fernando de Noronha, foi procurada, porém ainda não se manifestou.

A CNN também contatou o governo de Pernambuco, mas ainda não obteve resposta. O espaço permanece disponível.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.