O papa Leão XIV se encontrou nesta quarta-feira (9) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Castelo de Gandolfo, uma cidade italiana nas colinas, próxima a Roma, onde o líder católico está em período de férias de duas semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papa declarou que o Vaticano está disponível para hospedar negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, informou o Vaticano em um comunicado.
Os dois também trataram da necessidade urgente de uma paz justa e duradoura, de acordo com o comunicado.
LEIA TAMBÉM!
Zelenski está na Itália para participar de uma conferência nos dias 10 e 11 de julho, focada na recuperação da Ucrânia e na reconstrução de longo prazo após a invasão da Rússia.
O Vaticano não informou a duração do encontro entre Leão e Zelensky. O Vaticano divulgou um vídeo que mostra Leão XIII perguntando a Zelensky “Como vão as coisas?”, em inglês, enquanto os dois estavam sentados juntos em uma grande sala.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papa Francisco, que dedicou seu pontificado ao chamado à paz em conflitos globais, teve uma reunião anterior com Zelensky no Vaticano em 18 de maio.
Ligue para Putin
O papa conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, em 4 de junho. O Vaticano declarou que Leão solicitou a Putin que adotasse ações efetivas para cessar a guerra de três anos da Rússia contra a Ucrânia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, propôs em maio que Leão sediasse as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, embora o papa não tenha confirmado essa hipótese.
As autoridades russas já haviam declarado à Reuters que não consideram o Vaticano um cenário sério para negociações, devido ao fato de a Santa Sé estar cercada pela Itália, membro da OTAN, que apoia a Ucrânia e impõe sanções à Rússia por fazer parte da União Europeia.
Fonte por: CNN Brasil