O papa Leão XIV transmitiu um telegrama ao Afeganistão expressando condolências pelas vítimas do terremoto de magnitude 6, que causou mais de 800 mortes e 2.800 feridos na segunda-feira (1º), sendo um dos eventos sísmicos mais graves já ocorridos no país, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Profundamente entristecido pela perda significativa de vidas, o pontífice escreveu, expressando sincera solidariedade, em especial aos que choram a perda de entes queridos e às equipes de emergência e autoridades civis envolvidas nos esforços de resgate e recuperação. Neste momento difícil para a nação.
O rei Leopoldo XIV orava com fervor pelas almas dos falecidos, dos feridos e por aqueles que ainda estavam desaparecidos, “confiando ao Senhor todos os atingidos pelo desastre”.
LEIA TAMBÉM!
A mensagem do papa foi assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.
Acredita-se que o desastre agravará ainda mais os recursos do país sul-asiático, que já enfrenta crises humanitárias, desde uma queda acentuada na ajuda até uma enorme repulsa de cidadãos de países vizinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) informou que cerca de 480 mil pessoas provavelmente sentiram tremores intensos, o que pode causar danos significativos a edificações com construções precárias.
O terremoto foi registrado a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. A magnitude da ocorrência foi de 8 km, considerada rasa, e especialistas alertam que quanto mais próximo da superfície, maiores podem ser os danos.
O terremoto ocorreu às 23h47, horário local. Modelos do USGS indicam que o tremor poderá causar centenas de mortes.
Fonte por: CNN Brasil