O papa Leão 14 e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram nesta quarta-feira (9.jul.2025) em Castel Gandolfo, residência papal nos arredores de Roma onde o pontífice está passando as férias. Durante o encontro, o papa declarou que o Vaticano está disposto a “receber os representantes da Rússia e da Ucrânia para negociações”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este é o segundo encontro entre o líder ucraniano e o Papa Leão desde o início do seu pontificado, ocorrido há dois meses. Segundo comunicado oficial do Vaticano, os dois discutiram a necessidade urgente de uma paz justa e duradoura. As informações são da Reuters.
Zelensky declarou em seu perfil no X (antigo Twitter) que a condução de diálogos com a Rússia no Vaticano é totalmente viável, visando conter a agressão russa e obter uma paz estável, duradoura e autêntica. Ele ressaltou que Moscou recusou essa e outras iniciativas de diálogo.
LEIA TAMBÉM!
As autoridades russas já haviam informado à Reuters que não consideram o Vaticano um local neutro, devido à sua localização na Itália – país-membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e apoiador da Ucrânia no conflito.
Zelensky está na Itália para participar de uma conferência sobre a reconstrução e recuperação do país, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em maio, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o papa havia se oferecido para mediar negociações entre Kiev e Moscou. O Vaticano, contudo, não emitiu declarações públicas sobre a alegação.
Acompanhe o encontro (27s):
Agradeço ao Papa Leão XIV @Pontifex pelo acolhimento caloroso em sua residência particular – o Palácio Papal de Castel Gandolfo. É uma grande honra estar aqui, em um lugar que contribuiu para moldar a história da Europa e do mundo nas últimas quatro séculos.
“A Rússia continua a atacar a Ucrânia. A situação é difícil, mas a Ucrânia está lutando”, escreveu Volodymyr Zelenskyy em 9 de julho de 2025.
Fonte por: Poder 360