O ministro Múcio Ortetelli afirma não considerar ameaças militares dos EUA contra o Brasil
A porta-voz da Casa Branca declarou que Trump não hesitará em empregar recursos militares e financeiros a fim de “defender a liberdade de expressão”.
O ministro da Defesa, José Múcio, declarou nesta terça-feira (16) que não considera sérias as ameaças militares apresentadas pelos Estados Unidos contra o Brasil.
No início do mês, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que o presidente dos EUA, Donald Trump, não hesita em empregar recursos militares e econômicos a fim de “proteger a liberdade de expressão”.
Múcio declarou que, embora não acredite, permanece atento às declarações.
Leia também:

É inaugurada em Copacabana, no Rio, uma estátua de Preta Gil e Gilberto Gil

Novo iOS 26 gera divergências na internet; veja

Instrutor de luta apreendido com “bomba” caseira detido no Espírito Santo
“Não acredito. Claramente, este conflito, que acompanhamos através dos meios de comunicação, algumas questões nos chamam a atenção, mas não desenvolvo preocupação, devido a uma relação de amizade tradicional que existe entre os dois países.”
As Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos mantêm relações históricas e são vistas como parceiras. Há intercâmbios e trocas de conhecimento entre os militares dos dois países que ocorrem com frequência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil é, inclusive, um dos principais beneficiários de um programa do governo dos Estados Unidos que possibilita a venda de equipamentos militares sofisticados para governos que são vistos como “parceiros”.
Os militares manifestam preocupação com a possibilidade de aumento das sanções americanas contra o Brasil.
Existe o receio de que medidas mais rígidas causem impactos sérios em projetos estratégicos da indústria de defesa.
Os Estados Unidos suspenderam a participação em exercícios militares no Brasil e demonstram um relaxamento nas relações militares.
De acordo com informações de fontes militares contactadas pela reportagem, uma ruptura nas relações com os Estados Unidos é vista como inviável pela estrutura atual da defesa nacional.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.