Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O ministro da Educação afirma que há intenção de modificar o Fundeb, porém, defende que não se trata de cortes de recursos

O ministro da Educação afirma que há intenção de modificar o Fundeb, porém, defende que não se trata de cortes de recursos

Camilo Santana afirma que está analisando a possibilidade de vincular o investimento federal ao desempenho das escolas, embora não concorde em estabelecer repasses ao Fundeb.

Por: Sofia Martins

11/06/2025 8:47

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou na terça-feira (10.jun.2025) que sua equipe analisa alterar as normas do Fundeb, visando assegurar um aumento dos recursos federais a estados e municípios que apresentem melhores desempenhos no cenário educacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro declarou ter debatido internamente a necessidade de implementar uma avaliação de resultados no Fundeb, considerando que o fundo atualmente se baseia primordialmente no número de alunos. A afirmação foi feita ao jornal Folha de S. Paulo após participar de um evento da Faap, em São Paulo.

A qualidade da nossa aprendizagem está muito além do que desejamos. Assim, acredito que a melhor mensuração para os recursos do Fundeb é o resultado de aprendizagem, o resultado do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ideb é um indicador de 0 a 10, calculado com base nos dados de aprovação escolar (coletados pelo Censo Escolar) e nas médias no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avaliam o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. É uma das principais ferramentas para medir o desempenho das escolas públicas brasileiras.

O Ministério da Fazenda analisa enviar ao Congresso uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) visando alterar as normas dos repasses do governo federal para o Fundeb e consolidar os valores mínimos da saúde e da educação. O fundo é o principal instrumento de financiamento da educação básica no país.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“Attack on Titan” Surpreende com Brinde Exclusivo e Retorno aos Cinemas!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Idosos em 2026: Direitos e Benefícios INÉDITOS Revelados Já!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Demon Slayer: Castelo Infinito: IMAX Revoluciona Filme com Cena Épica e Recorde de Bilheteria!

A União pretende manter o percentual de destinação de recursos para o fundo de educação básica nos níveis atuais, em 21% sobre o investimento de estados e municípios. Em 2025, o orçamento federal será de R$ 58,8 bilhões, representando um aumento de 18,3% em comparação com 2024. Em 2026, esse percentual deverá ser de 23%, caso a regra não seja modificada.

O ministro afirmou não ter sido chamado para debater, apenas acompanhou a situação pelos jornais. Ele reiterou sua posição contrária a qualquer alteração, tanto no que diz respeito ao Fundeb quanto ao piso.

As duas medidas eram consideradas no pacote para compensar as alterações que foram realizadas no decreto que elevou a cobrança de IOF.

Entretanto, na reunião de domingo (8 de jun) que contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não se chegou a um consenso sobre o assunto.

Aprovando uma Proposta de Emenda Constitucional sobre o tema se mostra complexo, sobretudo em período pré-eleitoral. Dada a natureza de alteração na Constituição, é necessária a concordância de 3/5 dos parlamentares e a aprovação em duas votações em cada Casa legislativa. Contudo, o Palácio do Planalto tem a intenção de dar início ao debate.

Santana declarou que seria importante alocar mais investimentos, ao mesmo tempo em que admitiu a necessidade de elevar a qualidade da educação básica.

A complementação da União atualmente não é pequena, somando mais de R$ 50 bilhões neste ano. Contudo, não há um retorno na qualidade dos resultados da educação. Precisamos realizar essa discussão para assegurar melhores resultados.

.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
desempenho escolareducação básicaFundebIdebinvestimento federal
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Flamengo

Flamengo revela convocados para a Supercopa do Brasil e gera expectativa entre torcedores!

31/01/2026 13:47 | 1 min de leitura

● Líder Criminosa Caíque "Sampa" é morto em confronto com a polícia em Ibirataia, Bahia

31/01/2026 14:07 | 1 min de leitura

● Arsenal retoma liderança da Premier League com vitória arrasadora sobre Leeds United!

31/01/2026 14:15 | 1 min de leitura

● Felipe Anderson sofre nova lesão e desfalca Palmeiras contra o Botafogo no Paulista!

31/01/2026 14:39 | 1 min de leitura

● Gaviões da Fiel promete festa épica na Supercopa do Brasil contra o Flamengo!

31/01/2026 10:49 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!