O Ministério da Justiça afirma que ingressará em ação nos Estados Unidos que menciona Moraes

O departamento judicial avaliou que Trump Media e Rumble deverão prestar cooperação jurídica; juiz dos EUA voltou a determinar o cumprimento do ministro.

08/07/2025 12:26

1 min de leitura

Ton Molina/STF
Ton Molina/STF

A AGU (Advocacia-Geral da União) declarou, na terça-feira (8.jul.2025), que prossegue na elaboração de “minutas de intervenção processual” em defesa da República Federativa do Brasil, caso seja determinada a atuar no processo envolvendo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, nos Estados Unidos. Segue a íntegra da nota (PDF – 144 kB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração surge após a Justiça dos Estados Unidos, na segunda-feira (7.jul), determinar voltar a intimar o ministro em uma ação apresentada pela empresa Trump Media, do presidente dos EUA Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble.

Formulário de cadastro

Leia também:

Na nova citação, as empresas apontaram um endereço no Brasil para a entrega do mandado a Moraes. Para a AGU e os advogados norte-americanos que acompanham o processo, “isso indica que as empresas solicitaram a citação por meio das autoridades centrais para a cooperação jurídica internacional, em conformidade com os tratados sobre a matéria em vigor entre ambos os países”, afirmou a Advocacia-Geral da União.

Todavia, a Advocacia afirmou que “nada ocorreria até que o Auxiliar (diretor de secretaria) do Tribunal analisasse e assinasse o mandado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.