O líder norte-coreano Kim Jong-un almeja restabelecer relações próximas com a China, afirmou um parlamentar
O líder norte-coreano viajou ao país para participar de desfile militar que celebra o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
O líder norte-coreano Kim Jong-un busca restabelecer relações mais próximas com a China e assegurar apoio econômico ao visitar Pequim nesta semana para comemorar o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, afirmou um parlamentar sul-coreano na terça-feira (2), com base em uma avaliação da agência de espionagem do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kim atravessou a China de trem na terça-feira e deve chegar a Pequim no final do dia, informou Lee Seong-kweun aos repórteres após uma reunião parlamentar em ambiente fechado do NIS.
Lee declarou que o NIS estimou que, durante o desfile militar de quarta-feira (3) em Pequim, Kim deverá estar ao lado do presidente chinês Xi Jinping e do presidente russo Vladimir Putin no palco da Praça da Paz Celestial, resgatando a imagem de uma aliança triangular do período da Guerra Fria. A agência também previu uma cúpula entre Coreia do Norte e China, bem como um possível encontro entre Kim e Putin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Lee, os alvos de Pyongyang são restabelecer os vínculos com Pequim, aumentar sua flexibilidade diplomática e assegurar assistência econômica chinesa para manter seu governo. O NIS avaliou a viagem como o primeiro contato de Kim com a diplomacia multilateral, evidenciando uma convergência entre Coreia do Norte, China e Rússia e indicando que ele poderá adotar ações mais ambiciosas tanto no âmbito interno quanto externo.
O diretor do NIS, Lee Jong-seok, participou da sessão parlamentar de terça-feira (2) do comitê de inteligência do parlamento.
Leia também:
Donald Trump anuncia reforma luxuosa do banheiro do Quarto de Lincoln na Casa Branca
Desafios da COP30: Análise de Eduardo Viola sobre o Cenário Político e Econômico Global
Três brasileiros detidos na fronteira com a Argentina por suspeita de ligação com o Comando Vermelho
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












