O líder norte-coreano Kim Jong-un almeja restabelecer relações próximas com a China, afirmou um parlamentar
O líder norte-coreano viajou ao país para participar de desfile militar que celebra o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

O líder norte-coreano Kim Jong-un busca restabelecer relações mais próximas com a China e assegurar apoio econômico ao visitar Pequim nesta semana para comemorar o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, afirmou um parlamentar sul-coreano na terça-feira (2), com base em uma avaliação da agência de espionagem do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kim atravessou a China de trem na terça-feira e deve chegar a Pequim no final do dia, informou Lee Seong-kweun aos repórteres após uma reunião parlamentar em ambiente fechado do NIS.
Lee declarou que o NIS estimou que, durante o desfile militar de quarta-feira (3) em Pequim, Kim deverá estar ao lado do presidente chinês Xi Jinping e do presidente russo Vladimir Putin no palco da Praça da Paz Celestial, resgatando a imagem de uma aliança triangular do período da Guerra Fria. A agência também previu uma cúpula entre Coreia do Norte e China, bem como um possível encontro entre Kim e Putin.
Leia também:

Eurasia avalia como um tema delicado a relação Brasil-EUA, envolvendo o crime organizado

A justiça argentina determinou a proibição da publicação de gravações que incriminam a irmã do ministro da Economia, Martín Guzmán

Presidente afirma que oito navios americanos estão voltados para a Venezuela
De acordo com Lee, os alvos de Pyongyang são restabelecer os vínculos com Pequim, aumentar sua flexibilidade diplomática e assegurar assistência econômica chinesa para manter seu governo. O NIS avaliou a viagem como o primeiro contato de Kim com a diplomacia multilateral, evidenciando uma convergência entre Coreia do Norte, China e Rússia e indicando que ele poderá adotar ações mais ambiciosas tanto no âmbito interno quanto externo.
O diretor do NIS, Lee Jong-seok, participou da sessão parlamentar de terça-feira (2) do comitê de inteligência do parlamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)