O layout do teclado QWERTY: a razão pela qual ele não segue a ordem do alfabeto

Entenda os motivos que levaram o QWERTY a ser o teclado mais utilizado globalmente.

17/06/2025 5:05

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Você pode ter se perguntado por que os teclados de computadores, celulares e tablets são dispostos da forma que são. O layout mais comum, o QWERTY, foi criado há mais de um século, e é necessário conhecer sua história para compreender por que ele é tão difundido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o QWERTY?

QWERTY é o layout de teclado mais utilizado, presente em computadores pessoais, dispositivos móveis e na maioria das máquinas de escrever antigas. O nome se origina do posicionamento das primeiras seis letras do teclado, da esquerda para a direita.

De onde se originou?

A criação do teclado QWERTY é atribuída a Christopher Latham Sholes. Juntamente com colegas, ele também foi um dos criadores de uma máquina de escrever bem-sucedida no início da década de 1870.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rápida velocidade de digitação permitia que duas ou mais teclas alcançassem o mesmo ponto quase simultaneamente. No QWERTY, diversas letras que são utilizadas em conjunto no inglês se encontram distantes umas das outras. Amplamente difundida é a explicação de que o layout QWERTY foi criado para diminuir a velocidade de digitação, prevenindo o bloqueio de teclas nas máquinas de escrever.

Esta provavelmente era uma das necessidades que Sholes tinha em mente ao projetar seu layout. No entanto, ao analisar o posicionamento das letras, percebe-se que isso não foi o único ou o principal motivo pelo qual o QWERTY se tornou como é.

Leia também:

A combinação das letras “TH”, por exemplo, frequentemente utilizada em conjunto no inglês, encontra-se posicionada em posição próxima, ao alcance dos dedos indicadores de cada mão. O mesmo se aplica a outros pares de teclas, ao passo que as teclas menos utilizadas, como o ponto final, ocupam posições mais distantes no teclado.

Originalmente, o layout do teclado QWERTY foi criado para atender às demandas dos operadores de telégrafo que convertiam o código Morse. Isso justifica, por exemplo, a posição do Z entre o S e o E, considerando que Z e SE são equivalentes no código Morse americano.

O QWERTY se popularizou não por pioneirismo, já que na época havia outros inventores que também estavam desenvolvendo máquinas de escrever, mas devido a uma parceria de sucesso com os vendedores da E Remington and Sons. Uma pesquisa da BBC revelou que o produto foi vendido por US$ 125 – o que equivaleria a cerca de US$ 3 mil atualmente, um valor correspondente a muitos meses de salário de segretárias que utilizavam o equipamento.

A empresa que adquiriu a patente também passou a disponibilizar cursos de digitação seguindo o padrão QWERTY. Além disso, a Remington and Sons também se fundiu a quatro concorrentes, que também adotaram o QWERTY.

É fato que o QWERTY já estabeleceu sua hegemonia antes mesmo do início do século 20. Contudo, ele não foi o único teclado relevante da história.

Dvorak: o principal “concorrente” do QWERTY

Em 1932, August Dvorak, psicóeducacional e professor de educação na Universidade de Washington em Seattle (EUA), patenteou o Teclado Simplificado Dvorak. O padrão Dvorak, com um posicionamento próximo de letras mais utilizadas em conjunto, concede prioridade à mão dominante.

Na Segunda Guerra Mundial, um estudo da Marinha dos EUA confirmou a tese de Dvorak, que seu teclado permitia uma maior velocidade de digitação.

Entretanto, naquele período, o QWERTY já estava consolidado há décadas, e o Dvorak não obteve sucesso em superar sua predominância.

Atualmente, a maioria dos computadores pessoais utiliza teclados físicos QWERTY, mas o layout virtual Dvorak está disponível nos sistemas operacionais mais populares. Os smartphones principais também oferecem as duas opções para o usuário. O iPhone, como ilustrado na imagem, disponibiliza também o QWERTZ e o AZERTY, que são versões do QWERTY direcionadas a falantes das línguas alemã e francesa, respectivamente.

É possível, afirmar que a predominância do teclado QWERTY se deve muito mais a uma série de sucessos comerciais e ao estabelecimento de padrões que dariam trabalho para serem revertidos do que propriamente a uma superioridade desse layout.

Confira cinco dicas para aumentar a segurança do seu iPhone.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.