O Julgamento do Ex-Presidente Bolsonaro é retaliação política ou busca por justiça?
O senador Hamilton Mourão, ex-vice-presidente de Bolsonaro, argumenta que o caso não se trata “apenas de um processo jurídico comum”, mas sim de uma “re…
Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla debateram, na segunda-feira (1º), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado é vingança política ou justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Bolsonaro, argumenta que o julgamento no STF do núcleo do plano de golpe não é “apenas um processo jurídico”, mas sim uma “vingança política”.
Cardozo sustenta que não existe vingança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os vingadores são o STF, embora as decisões que ele toma sejam tomadas em conjunto com os demais membros da Turma. Contudo, a Polícia Federal foi que conduziu a investigação, sendo um órgão autônomo, pertencente ao Executivo e atuando com total independência funcional nesse campo.
O Ministério Público, outro órgão autônomo e independente, é que endossou as investigações da Polícia Federal, então fariam parte STF e MP.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Coppolla argumenta que o processo contra Bolsonaro não é justo.
Questionou se é justo que um homem seja julgado pela suposta vítima dos seus crimes? E se é justo que um homem, sem cargo público, seja julgado por um tribunal antes reservado apenas a autoridades? Se é justo que um homem público seja julgado por antigos aliados do seu maior opositor?
Você acredita que tudo o que foi implementado representa a aplicação mais justa da lei ou são atos de vingança? Se for vingança, lamento o destino daqueles que estão se vingando, pois, como diz a sabedoria popular, “aquele que embarca numa jornada de vingança tem que cavar duas covas”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












