Takahiro Shiraishi foi executado após ter estrangulado pessoas que relataram ideias suicidas na plataforma em 2017.
Takahiro Shiraishi, de 34 anos, foi executado no Japão nesta sexta-feira (27.jun.2025) após ser condenado por matar e desmembrar nove pessoas. O indivíduo, conhecido como “assassino do Twitter“, estrangulou oito mulheres e um homem em 2017 após contatá-los pelo X (ex-Twitter).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A execução, na Casa de Detenção de Tóquio, representou a primeira aplicação da pena capital no país desde 2022. Shiraishi foi julgado e condenado em 2020.
As vítimas tinham entre 15 e 26 anos. Elas haviam discutido ideias suicidas em uma rede social. O autor do crime se aproximou delas através de um perfil chamado Hangman (Enforcador, em português), oferecendo apoio para seus planos ou sugerindo que poderia morrer com elas.
Ademais dos homicídios, Shiraishi foi condenado por atos de violência sexual contra todas as mulheres que ele assassinou. O único homem morto pelo assassino era namorado de uma das vítimas.
As autoridades japonesas mantiveram a informação confidencial até a conclusão do processo, em conformidade com o procedimento padrão para casos de execução capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, que ordenou a execução, declarou ter tomado a decisão após cuidadosa análise, considerando o motivo “extremamente egoísta” do condenado por crimes que “causaram grande choque e inquietação à sociedade”.
No Japão, a execução capital é realizada por enforcamento. Os presos recebem notificações horas antes do procedimento, prática criticada por organizações de direitos humanos, que afirmam causar estresse adicional aos condenados.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.