O Irã deseja que os Estados Unidos assumam a responsabilidade pelos ataques de junho contra suas instalações nucleares, como condição para futuras negociações, ao mesmo tempo em que rejeita conversas diretas com Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos atacaram diversas instalações nucleares do Irã em 22 de junho, no contexto da guerra iniciada por Israel e que interrompeu os primeiros esforços sobre o programa nuclear do Irã.
A questão de responsabilizar os Estados Unidos e exigir uma compensação por cometer uma agressão militar contra as instalações nucleares pacíficas do Irã será um dos pontos na agenda, declarou nesta segunda-feira 4 o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baqai.
LEIA TAMBÉM!
Não.
Em junho, Israel conduziu um ataque sem precedentes contra alvos nucleares e militares iranianos, além de atingir áreas residenciais durante 12 dias de conflito, ao qual as forças americanas se uniu com ataques a instalações nucleares em Fordo, Isfahan e Natanz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os confrontos interromperam as negociações iniciadas em abril entre Teerã e Washington, as discussões mais relevantes desde que os Estados Unidos retiraram um acordo histórico sobre as atividades nucleares do Irã em 2018.
Fonte por: Carta Capital