O Irã só retomará as negociações com os EUA se Israel cessar seus ataques, afirmam fontes oficiais
Washington declarou anteriormente que Teerã precisa cessar o enriquecimento de urânio para que o acordo seja viável.
A Irã só se reunirá com os Estados Unidos para negociações nucleares se Israel concordar em interromper os ataques, informaram autoridades iranianas a seus colegas europeus em uma reunião em Genebra, Suíça, nesta sexta-feira, segundo apuração da CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oficiais iranianos afirmaram que não se reunirão com uma delegação americana para conversas diretas enquanto Israel estiver bombardeando seu país, segundo a segunda autoridade ocidental com conhecimento das negociações.
Apesar de as autoridades terem sido notificadas de que os Estados Unidos não podem necessariamente impedir a ação militar de Israel, os representantes europeus afirmaram que repassariam a mensagem, segundo uma autoridade ocidental à CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As autoridades iranianas indicaram que avaliariam a possibilidade de suspender os ataques a Israel, segundo a fonte.
Caso ambos os ataques do Irã e de Israel sejam interrompidos, poderá haver negociações diretas com os americanos, continuou a autoridade.
Leia também:
Polícia de Paris prende mais cinco suspeitos do roubo das joias da coroa francesa no Louvre
Estados Unidos ordenam testes nucleares em resposta à China e Rússia
Rússia responde a Trump sobre testes nucleares e ameaça seguir exemplo dos EUA
Os Estados Unidos expressaram de forma clara que o cumprimento do Irã em não enriquecer urânio seria um elemento central de qualquer negociação direta.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












