O porta-voz do Exército de Israel, Rafael Rozenszajn, em entrevista à CNN Brasil, descreveu o cenário atual do conflito com o Irã, enfatizando os progressos israelenses e a contínua ameaça iraniana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Rozenszajn, Israel conseguiu diminuir consideravelmente a capacidade de ataque do Irã. “Ayer, eliminamos un tercio de las plataformas de lanzamiento de misiles del Irán”, afirmou el portavoz, explicando que esto redujo a la mitad la cantidad de misiles que el Irán pretendía lanzar.
O militar comparou os ataques recentes com ofensivas anteriores do Irã, destacando a redução no tamanho das operações: “Nos ataques que o Irã fez no mês de abril e no mês de outubro, antes de começar essa guerra direta, o Irã lançou cerca de 350 mísseis em uma só leva e depois uma segunda leva com cerca de mais de 100 mísseis. Desta vez, em cada leva, o Irã está lançando entre 20 a 60 mísseis”.
LEIA TAMBÉM!
Apesar dos avanços, Rozenszajn alertou que a ameaça iraniana ainda não foi completamente neutralizada. “O Irã está muito enfraquecido em relação ao que estava no começo da guerra, mas os objetivos ainda não foram alcançados”, disse ele, acrescentando que “a ameaça do Irã para o futuro existencial do Estado de Israel ainda não foi desmantelada”.
O porta-voz militar enfatizou que o Irã ainda detém mísseis balísticos, um programa nuclear ativo e a capacidade de financiar e armar grupos aliados na região, incluindo o Hamas, o Hezbollah e os Houthis. Rozenszajn concluiu afirmando que “esta guerra terminará quando o Irã não representar mais uma ameaça direta para o território israelense”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil