Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O Instituto Internacional de Finanças (IIF) considera que a política de estabilização econômica da Argentina, marcada por rigor fiscal, é audaciosa

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) considera que a política de estabilização econômica da Argentina, marcada por rigor fiscal, é audaciosa

Análise aponta que a disciplina, a normalização do mercado cambial e o retorno das atividades produtivas impulsionaram a economia do país.

Por: Pedro Santana

08/07/2025 16:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Argentina se destaca pela implementação de um processo de estabilização “mais ousado” entre os países emergentes, com a recuperação baseada na disciplina fiscal, conforme aponta relatório do IIF (Instituto Internacional de Finanças) divulgado nesta terça-feira (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde sua ascensão ao poder em dezembro de 2023, o presidente Javier Milei tem implementado uma política de reduções drásticas nos gastos, buscando estabilizar a hiperinflação e o quadro macroeconômico do país.

A pesquisa indica que, embora os gastos públicos tenham apresentado uma redução efetiva de aproximadamente 30%, a inflação acumulada em 12 meses diminuiu de um patamar máximo de 270% em julho de 2024 para um valor superior a 40% em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do câmbio ainda ser restrito para as empresas, o governo destacou o encerramento do controle de câmbio, que impedia o acesso da população a dólares americanos.

O conjunto de políticas é coerente e focado, evitando promessas excessivas e priorizando a execução consistente. […]. A eliminação de impostos e barreiras burocráticas – aliada a uma taxa de câmbio flutuante – está permitindo que as empresas planejem uma expansão de longo prazo, escreveu o economista-chefe do Instituto, Marcello Estevão.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Alemanha expressa frustração com novo adiamento do acordo de livre comércio com o Mercosul

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Papai Noel e o Fetiche Inusitado que Viraliza: Confissão Explosiva nas Redes!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Duda e Saory Revelam Confidências e Reações Após A Fazenda 17!

Ao se aproximar de agentes que impulsionam a economia do país, o IFF observou que a economia real da Argentina apresenta sinais de recuperação, sobretudo nos setores exportadores.

Setores agrícola, mineração e energia destacaram avanços nas condições de investimento – que possibilitam o planejamento de longo prazo –, motivados pela estabilização macroeconômica, desregulamentação – notadamente pela eliminação de impostos e barreiras burocráticas –, uma taxa de câmbio flutuante e um ambiente político mais previsível.

A participação do setor privado no crédito, que antes era de 4% do Produto Interno Bruto, está se aproximando de 10%.

Os bancos iniciaram o afastamento dos títulos públicos e o foco no crédito privado, em parte devido a um aumento renovado na procura por hipotecas. Apesar da penetração hipotecária ainda estar muito aquém dos níveis regionais, o mercado de crédito de longo prazo começa a se recuperar, conforme relata Estevão.

O IIF aponta que “o sentimento dos investidores mudou para uma direção mais positiva”, contudo, o relatório afirma que esse otimismo ainda é freado por uma cautela.

Apesar do governo exibir compromisso com as reformas, investidores internacionais mantêm-se cautelosos, conforme o documento.

As reservas externas são restritas, o sistema financeiro ainda é pequeno e o histórico de instabilidade da Argentina influencia as expectativas, constata o relatório.

O acesso do governo aos mercados de capitais permanece restrito, porém indicadores de normalização começam a aparecer. Várias empresas obtiveram sucesso na emissão no exterior, e as despesas sobre títulos do governo diminuíram. O suporte de instituições multilaterais é crucial, contudo, o acúmulo de reservas e a confiança nas políticas são essenciais para reduzir a instabilidade.

Entre as vias que o IIF aponta para a consolidação da reforma na Argentina, observa-se que:

A Argentina superou as expectativas na fase inicial de sua retomada econômica. Alcançar uma consolidação fiscal antecipada, controlar a inflação e simplificar o regime cambial em poucos meses é uma conquista notável, aponta o relatório.

A manutenção desse avanço demandará aprofundamento das reformas, respaldo institucional e mobilização de investimentos privados. Atualmente, a Argentina apresenta aos investidores uma rara combinação de potencial e incerteza. Os próximos meses serão cruciais para determinar se esta estabilização representa uma mudança duradoura em relação ao passado – ou apenas mais um ciclo em sua trajetória histórica.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Argentinaestabilizaçãoinflaçãomercado cambial
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Internacional

Documentos de Epstein Revelam Foto Surpreendente de Michael Jackson e Tensão Política nos EUA

19/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Viridis Mining e Meteoric Resources recebem licença para mineração de terras raras em Minas Gerais!

19/12/2025 21:29 | 1 min de leitura

● Estados Unidos Realizam Ataques Aéreos na Síria em Retaliação à Morte de Militares

19/12/2025 19:32 | 2 min de leitura

● Rubén Ramírez Lezcano destaca avanço no Acordo Mercosul-UE durante reunião em Foz do Iguaçu

19/12/2025 21:41 | 1 min de leitura

● Pesquisa revela que 73% dos brasileiros não temem perder benefícios sociais com Lula fora em 2026!

19/12/2025 19:39 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!