O Hamas alega que Israel busca manter o domínio militar sobre Gaza

O grupo terrorista busca a remoção total do Exército israelense e, na semana anterior, recusou uma oferta de manter as forças do país em 40% do território.

16/07/2025 10:47

1 min de leitura

FRANJA DE GAZA, 13/10/2024.- Imagen facilitada de la operación del Ejército israeli en Gaza. Dos progenitores y sus seis hijos murieron a última hora del sábado cuando el Ejército de Israel bombardeó la vivienda en la que se refugiaban en Nuseirat, centro de Gaza, confirmó hoy la agencia de noticias palestina Wafa. EFE/ Ejército De Israel SOLO USO EDITORIAL/SOLO DISPONIBLE PARA ILUSTRAR LA NOTICIA QUE ACOMPAÑA (CRÉDITO OBLIGATORIO)
FRANJA DE GAZA, 13/10/2024.- Imagen facilitada de la operación d...

O Hamas acusou Israel, na quarta-feira (16), de buscar manter o controle militar sobre a Faixa de Gaza e rejeitou informações da mídia israelense sobre avanços nas negociações de cessar-fogo. As conversas informais no Catar, iniciadas em 6 de julho, visam o futuro das tropas israelenses no território palestino, que é uma questão central nas negociações. O grupo extremista que governa Gaza deseja a retirada total do Exército israelense e, na semana anterior, recusou uma proposta israelense de manter suas tropas em 40% do território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baseem Naim, membro do comitê político do Hamas, declarou à AFP que Israel “não apresentou nenhum mapa novo ou revisado para a retirada das tropas da Faixa de Gaza”. “Toda a Faixa de Gaza está atualmente sob controle israelense”, afirmou Naim, acrescentando que as ações no terreno confirmam os planos para “manter e prolongar” esse controle militar a longo prazo.

Naim considera que isso confirma a resistência da faixa em se retirar da área ou encerrar o conflito, ao contrário do que alega nas negociações em Doha e ao que diz aos mediadores. Israel afirma desejar neutralizar as capacidades militares do Hamas e acusa o movimento de ser inflexível nas negociações. O Catar declarou na terça-feira que as negociações não estão em um impasse.

Leia também:

Com informações da AFP, publicado por Fernando Dias.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.