O Grande Prêmio de SP não contará com corrida sprint pela primeira vez em 2026
Além do Grande Prêmio de Interlagos, Bélgica, Estados Unidos e Catar também abandonarão o formato reduzido na Fórmula 1.

A Fórmula 1 divulgou o calendário de corridas sprint para a temporada de 2026, e o Grande Prêmio de São Paulo, disputado em Interlagos, não fará parte da programação pela primeira vez desde a implementação do formato.
O formato sprint, introduzido em 2021, é uma prova de 100 km disputada no sábado, com premiação para os oito primeiros. Interlagos tem sido um dos locais fixos desde então. O circuito agora receberá apenas a corrida principal no domingo.
Bélgica, Estados Unidos e Catar, além do GP de São Paulo, também deixarão de utilizar o formato reduzido na disputa.
Leia também:

Ex-presidente da Ferrari critica a equipe: “Falta alma”

FIA revoga sanção aplicada a Sainz em corrida na Holanda

Max Verstappen é considerado o piloto ideal do grid da Fórmula 1
Os Grandes Prêmios do Canadá, da Holanda e de Singapura acontecerão, na próxima temporada, em formato de corrida sprint pela Fórmula 1. Esses circuitos se juntam aos já tradicionais GPs da China, de Miami e da Inglaterra, totalizando seis sprints na categoria.
A partir de 2027, a etapa de Zandvoort, sede da casa do tetracampeão mundial Max Verstappen e da equipe Red Bull, será removida do calendário da Fórmula 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O formato sprint tem demonstrado um impacto positivo e crescente em popularidade desde sua implementação em 2021, declarou o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, em comunicado oficial.
“Com quatro sessões de corrida em vez de duas em um fim de semana tradicional de Grande Prêmio, os eventos proporcionam mais ação a cada dia para nossos fãs, parceiros de transmissão e promotores, impulsionando o aumento de público e audiência”, destacou Domenicali.
O líder destacou que a temporada de 2026 iniciará uma nova era regulatória no esporte, e que a adição de três novos circuitos para os eventos sprint trará ainda mais entusiasmo às competições.
A Fórmula 1 comunicou que, em 2024, a audiência televisiva dos finais de semana com corrida sprint – que incluem a qualificação na sexta-feira, em substituição a uma segunda sessão de treinos – apresentou um aumento médio de 10% em relação aos eventos sem a disputa de sábado.
Confira o calendário de disputas da Fórmula 1 para o ano de 2026.
- Governo da Austrália
- Governo Provincial do Grande Plano (Sprint)
- Banco do Japão
- Grande Prêmio do Bahrein
- Rei da Arábia Saudita
- GP de Miami (Sprint)
- GP do Canadá (Sprint)
- Principado de Mônaco
- FC Barcelona
- Governo Federal da Áustria
- Grande Prêmio da Inglaterra (Sprint)
- Primeiro-ministro da Bélgica
- Grande Prêmio da Hungria
- GP da Holanda (Sprint)
- Governo da Itália
- Grêmio Paiva da Espanha
- Governo do Azerbaijão
- GP da Fórmula 1 de Singapura
- Governo Federal dos Estados Unidos.
- Grande Prêmio do México
- Governo de São Paulo
- GP de Las Vegas
- Governo do Catar
- Grande Prêmio de Abu Dhabi
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.