O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, por meio de seu painel online, que uma onda de calor intensa está afetando o Brasil. A situação, que começou em 22 de dezembro, e que já elevou as temperaturas em até 7,8°C acima da média histórica, se estende até a tarde de terça-feira (30 de dezembro) em seis estados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As áreas de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul permanecem sob alerta de “grande perigo”, com temperaturas 5°C acima da média. O Inmet mantém o alerta vermelho, indicando o maior nível de risco para onda de calor e altas temperaturas.
Áreas Afetadas
O alerta se estende por diversas cidades, incluindo Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Sul Espírito-santense, Zona da Mata, Central Espírito-santense, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Sul Fluminense, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Baixadas, Centro Fluminense e Metropolitana de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anomalias Térmicas
Os mapas de anomalias térmicas do Inmet mostram a evolução do calor atípico em todo o território brasileiro. Durante o verão, é comum que as capitais registrem máximas acima de 30°C, mas a intensidade com que as médias históricas estão sendo superadas é incomum.
As cores nos mapas representam o nível de risco: amarelo indica perigo potencial para chuvas intensas, laranja para chuvas intensas e vermelho para grande perigo de onda de calor e altas temperaturas.
LEIA TAMBÉM!
O instituto monitora a situação de perto, com atualizações constantes em seu painel online.
