O governo venezuelano inicia o treinamento de cidadãos em quartéis militares para o emprego de armas

Exercícios ocorrem após pedido de Maduro para que a população se prepare para a luta armada, em contexto de tensões com os Estados Unidos.

13/09/2025 16:01

1 min de leitura

O governo venezuelano inicia o treinamento de cidadãos em quartéis militares para o emprego de armas
(Imagem de reprodução da internet).

A Venezuela iniciou, neste sábado (13), um programa de capacitação de cidadãos em instalações militares, com foco no manuseio de armas de curto e longo alcance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O treinamento foi determinado pelo designado Nicolás Maduro, visando preparar a população para o combate armado, em caso de ataque do país pelos Estados Unidos.

Mais de 300 quartéis receberam participantes que se registraram na Milícia Bolivariana, instrumento civil das Forças Armadas estabelecido pelo ex-presidente Hugo Chávez, com o objetivo de fortalecer as atividades militares.

Leia também:

Os acampamentos militares se tornaram uma categoria estratégica para os militares, definindo o campo de batalha, afirmou o general Miguel Yilales, da Zona Operativa de Defesa Integral do estado de Bolívar, emissora estatal venezuelana.

O objetivo é elevar a prontidão operacional da população venezuelana em resposta às ações dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O treinamento inclui a transmissão de informações técnicas sobre armamentos, posições de tiro, métodos de mira e exercícios na linha de tiro, visando a qualificação da população em atividades de combate.

A administração de Donald Trump alega que a militarização da região faz parte de uma operação para combater o narcotráfico, enquanto a Casa Branca aponta Nicolás Maduro como chefe do Cartel de los Soles, anunciando uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à sua prisão.

Diosdado Cabello, número dois do chavismo e ministro de Maduro, rebateu, afirmando que a Venezuela está preparada para uma guerra de longa duração.

Nicolás Maduro anunciou o envio de militares e forças de segurança para as 284 frentes de combate, com o objetivo de proteger a costa venezuelana de Norte a Sul contra “invasores”.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.