O governo russo considera “inaceitável” o voo de drones na Polônia

O secretário de Estado se manifestou contra a operação militar, ainda que ressaltasse a necessidade de analisar as circunstâncias.

14/09/2025 2:05

1 min de leitura

O governo russo considera “inaceitável” o voo de drones na Polônia
(Imagem de reprodução da internet).

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que a incursão de drones russos no espaço aéreo polonês na semana passada é inaceitável, embora não haja evidências claras de que a Rússia tenha intencionalmente enviado os drones para o território polonês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Otan anunciou, na sexta-feira (12), medidas para fortalecer a defesa de seu flanco oriental na Europa, após a Polônia ter abatido drones que invadiram seu espaço aéreo, os primeiros disparos de um membro da aliança ocidental durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Rubio afirmou que considerava “um desdobramento inaceitável, infeliz e perigoso”, antes de viajar para Israel e ao Reino Unido.

Leia também:

Não há dúvidas sobre o fato: os drones foram lançados intencionalmente. O ponto central é se eles foram direcionados especificamente para a Polônia.

Rubio afirmou que, caso os drones tenham sido direcionados para a Polônia, “se as evidências nos levarem até lá, então, obviamente, essa será uma ação altamente escalatória”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Existem outras opções também, mas acredito que seria preferível considerar todos os dados e avaliar o apoio de nossos parceiros antes de definir ações concretas”, declarou.

A operação “Sentinela Oriental” iniciará em breve e contará com recursos da Dinamarca, França, Reino Unido, Alemanha e de outros países, afirmou Mark Rutte, secretário-geral da Otan.

A Sentinela Oriental agregará flexibilidade e robustez ao nosso posicionamento e demonstrará que, como uma aliança defensiva, estamos sempre preparados para defender.

Entre os equipamentos destinados à operação estão dois F-16 e uma fragata antiaérea da Dinamarca, três caças Rafale da França e quatro Eurofighters da Alemanha, conforme um comunicado à imprensa da aliança.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.