O governo Lula propõe financiar o fundo eleitoral em 2026
A estimativa é de 1 bilhão de reais para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Em 2026, o governo Lula (PT) propôs ao Congresso Nacional um orçamento de 1 bilhão de reais para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como “Fundo Eleitoral”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O montante está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual, texto que estima as receitas e estabelece as despesas para o exercício financeiro seguinte. A palavra final é do Congresso Nacional.
De acordo com o PLOA, o montante destinado ao fundo seria proveniente dos 14,2 bilhões de reais destinados às emendas de bancada, valores que o governo está legalmente obrigado a pagar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, ocorrerão eleições para presidente, vice, deputados (estaduais e federais) e senadores.
O valor indicado pelo governo, contudo, não se concretizou. Na proposta orçamentária de 2024, a projeção era de 940 milhões de reais para o fundo, mas a Legislativa aumentou a alocação para 4,9 bilhões, um patamar inédito.
Leia também:
Ex-deputada presa por mandar assassinato do marido
Ministra Declara Acusações de Levianas como Infundadas e Inúteis
Líder do MDB no Senado se opõe ao apoio à PEC que garante a blindagem
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












