O governo incluirá as concessões de hidrovias no Marco das Doze Medidas
O Ministério de Portos e Aeroportos deve apresentar seu programa até outubro de 2025, afirmou Silvio Costa Filho.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou na quarta-feira (16.jul.2025) que o governo federal incorporará o programa BR das concessões hidroviárias do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outubro, ou no segundo semestre, será lançado a BR dos Rios ao público brasileiro […]
Que possamos, através da BR dos Rios, dialogar com a necessidade da agenda hidroviana brasileira, declarou durante entrevista coletiva após a assinatura do decreto que regulamenta o programa BR do Mar, em Brasília.
Leia também:

Trump reafirma apoio a Bolsonaro e intensifica discurso político de defesa do protecionismo em relação ao Brasil

O sistema financeiro desempenha um papel fundamental na transição para uma economia mais sustentável

A NBA está considerando ampliar o número de times, segundo o comissário
O Ministério aguarda a autorização do TCU para prosseguir com o programa e com a concessão do Rio Paraguai.
Não houve, até o momento, nenhuma licitação hidroviária no Brasil. Estamos estabelecendo um secretariato e planejamos sua criação para este ano. Já foi autorizada pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e, em breve, deverá ser aprovada no TCU a primeira concessão hidroviária, referente ao Rio Paraguai. Posteriormente, pretendemos realizar a de Tocantins, seguida pela do Madeira e do São Francisco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silvio Costa declarou que o programa BR dos Rios adotará uma metodologia distinta da cabotagem marítima, ainda que com o propósito de impulsionar a indústria naval brasileira.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.