O regulamento da PF se destina a colecionadores, atiradores esportivos e caçadores de alto nível. Leia no Poder360.
O diretor da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, publicou nesta 2ª feira (21.jul.2025) no DOU (Diário Oficial da União) a instrução normativa que regulamenta as atividades dos CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores excepcionais). Segue a íntegra da instrução (PDF – 271 KB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1º de julho, a Polícia Federal assumiu oficialmente o controle dos Colaboradores das Atividades Comunitárias, que antes era responsabilidade do Exército. A implementação dos serviços será realizada de forma gradual até o dia 1º de agosto, conforme o cronograma previamente divulgado.
A Polícia Federal é responsável pela emissão do CR (Certificado de Registro) para pessoas físicas ou jurídicas que desejem possuir armas com esse propósito. O documento possui validade de 3 anos.
A Polícia Federal também é o órgão que emite o certificado de registro das armas e o chamado GTE, que é o Guia de Tráfego Especial para o transporte da arma fora de seu local de guarda.
O Exército é responsável pelo registro de entidades de tiro, caça excepcional e museus de armas de fogo. As vistorias nesses locais são de responsabilidade da Polícia Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consulte as normas principais estabelecidas pela instrução normativa:
Acúmulo
Programa de desenvolvimento esportivo.
Caso notável
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.