O governo deverá adquirir alimentos que não serão destinados à exportação para os EUA
União, estados e municípios poderão adquirir produtos perecíveis e encaminhá-los a programas governamentais, incluindo a merenda escolar.
O governo anunciou a compra de alimentos para envio aos Estados Unidos, visando suprir o mercado interno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A União, estados e municípios podem adquirir os produtos alimentícios perecíveis que estavam preparados para exportação e direcioná-los para programas de alimentação, incluindo a merenda escolar.
A cobrança pelos produtos será o preço de mercado médio, conforme determinado pelo governo, e apenas os produtos que sofreram impacto nas tarifas de 50% impostas por Donald Trump na semana passada terão acesso à medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), já buscou o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto para indicar interesse na aquisição desses alimentos, principalmente peixes, visando realocar a merenda escolar do estado.
Todavia, para que a aquisição dos produtores se concretizasse, administrações estaduais e municipais interessadas ressaltaram ao governo a necessidade de flexibilização na lei de licitações.
Leia também:
Marcopolo Foca em Ônibus Elétricos com Tecnologia Nacional e Expansão na Europa até 2027
China aprova acordo de transferência do TikTok, diz secretário do Tesouro dos EUA
China anuncia mudanças em resposta às tarifas dos EUA após reunião entre Xi Jinping e Donald Trump
Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou em coletiva técnica sobre o plano de combate à tarifação que o processo de contratação será simplificado por 180 dias para possibilitar a implementação da medida.
“Para os governadores e prefeitos que desejam adquirir produtos perecíveis para merenda escolar, não apenas para o pescado e a manga, mas qualquer produto perecível que tradicionalmente tinha como destino os Estados Unidos, nós conseguiremos adquirir e disponibilizar para os programas governamentais”, declarou Haddad em um anúncio recente.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












