O governo deverá adquirir alimentos que não serão destinados à exportação para os EUA
União, estados e municípios poderão adquirir produtos perecíveis e encaminhá-los a programas governamentais, incluindo a merenda escolar.

O governo anunciou a compra de alimentos para envio aos Estados Unidos, visando suprir o mercado interno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A União, estados e municípios podem adquirir os produtos alimentícios perecíveis que estavam preparados para exportação e direcioná-los para programas de alimentação, incluindo a merenda escolar.
A cobrança pelos produtos será o preço de mercado médio, conforme determinado pelo governo, e apenas os produtos que sofreram impacto nas tarifas de 50% impostas por Donald Trump na semana passada terão acesso à medida.
Leia também:

O especialista André Esteves antecipa que a taxa de juros poderá iniciar uma trajetória de queda a partir de dezembro ou janeiro

Governo estende medida de isenção de cotas para aliviar impacto de aumento de tarifas

Plano de R$ 30 bilhões para exportadores terá R$ 9,5 bilhões fora da meta fiscal
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), já buscou o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto para indicar interesse na aquisição desses alimentos, principalmente peixes, visando realocar a merenda escolar do estado.
Todavia, para que a aquisição dos produtores se concretizasse, administrações estaduais e municipais interessadas ressaltaram ao governo a necessidade de flexibilização na lei de licitações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou em coletiva técnica sobre o plano de combate à tarifação que o processo de contratação será simplificado por 180 dias para possibilitar a implementação da medida.
“Para os governadores e prefeitos que desejam adquirir produtos perecíveis para merenda escolar, não apenas para o pescado e a manga, mas qualquer produto perecível que tradicionalmente tinha como destino os Estados Unidos, nós conseguiremos adquirir e disponibilizar para os programas governamentais”, declarou Haddad em um anúncio recente.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)