A Ação sustenta que as medidas infringem a legislação federal, e isso ocorre após protestos na cidade.
O governo dos Estados Unidos processou a cidade de Los Angeles nesta segunda-feira (20) devido a políticas que restringem a colaboração da cidade com as autoridades federais de imigração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação, impulsionada pelo Departamento de Justiça dos EUA, afirma que as políticas que impedem que recursos da cidade ajudem operações de imigração ou coletem informações sobre a cidadania de pessoas violam a lei federal.
Chad Mizelle, funcionário de alto escalão do Departamento de Justiça, afirmou nas redes sociais que a lei federal de imigração será continuada em Los Angeles, independentemente da concordância do governo municipal ou dos moradores.
Ele acrescentou que não toleraríamos qualquer interferência no dever do governo federal de fazer cumprir a lei.
A ação judicial acontece semanas depois de Trump ter enviado tropas da Guarda Nacional da Califórnia para reprimir protestos em Los Angeles contra as operações de deportação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As manifestações ocorreram em uma área restrita da cidade, porém envolveram alguns incidentes de saques, destruição de bens e agressões a policiais.
Um porta-voz da prefeita de Los Angeles, Karen Bass, não respondeu prontamente a um pedido de comentário sobre o processo.
Autoridades da Califórnia, incluindo Gavin Newsom, acusaram Donald Trump de elevar a tensão e piorar uma situação que as autoridades locais estavam gerenciando.
Esta é a mais recente ação do Departamento de Justiça que contesta as chamadas cidades santuário, as quais impedem que jurisdições locais compartilhem informações ou participem de operações de imigração.
O processo responsabiliza as políticas de Los Angeles por terem desencadeado confrontos que resultaram nos protestos deste mês, ocorridos após o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) realizar operações em locais de trabalho dentro e nos arredores da cidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.