O governo Biden considera viável uma reunião entre os líderes dos EUA e da Ucrânia, segundo a Casa Branca
De acordo com o jornal “The New York Times”, a reunião poderá ocorrer na semana seguinte.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comunicou a Casa Branca nesta quarta-feira 6.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o jornal The New York Times, citando fontes anônimas, a reunião poderia ocorrer já na próxima semana.
A questão foi abordada em uma ligação entre Trump e Zelensky, que também incluiu a participação do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e dos líderes do Reino Unido, Alemanha e Finlândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A discussão ocorreu após o enviado especial de Washington, Steve Witkoff, ter se reunido com Putin na mesma cidade no dia anterior.
O presidente Trump está aberto a reuniões com o presidente Putin e o presidente Zelensky, conforme declarado pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que também informou o desejo dos russos de se reunirem com o presidente.
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
O The New York Times informou que Trump planeja iniciar uma reunião com Putin e, posteriormente, conduzir um encontro de três partes envolvendo os chefes de Estado da Rússia e da Ucrânia.
Autoridades da OTAN e da Ucrânia não confirmaram a informação, conforme relatado à AFP.
Na quarta-feira, Trump considerou a reunião entre seu enviado e Putin como “altamente produtiva”, contudo, representantes dos EUA mantiveram as sanções contra os parceiros comerciais de Moscou.
Trump, ao assumir a presidência para um segundo mandato, afirmou publicamente que poderia resolver o conflito em 24 horas, concedendo à Rússia um prazo até sexta-feira para apresentar avanços em direção à paz, sob risco de enfrentar novas sanções.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












