O governador Tarcísio afirma que é necessário que o presidente Lula negocie com os Estados Unidos para que a alta tarifa seja revertida

O governador de São Paulo, que é aliado de Jair Bolsonaro, afirma que se faz necessária “maturidade política e visão de Estado”.

09/07/2025 22:47

1 min de leitura

O governador Tarcísio afirma que é necessário que o presidente Lula negocie com os Estados Unidos para que a alta tarifa seja revertida
(Imagem de reprodução da internet).

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou-se sobre a medida anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), de aplicar uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros. Tarcísio afirma que compete ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizar um “esforço diplomático” para solucionar a questão com maturidade política e visão de Estado, sem se disculpar por responsabilizar terceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador paulista, aliado de Jair Bolsonaro (PL) e frequentemente apontado como possível candidato à presidência pela direita em 2026, declara ter observado “pouca ação” do governo Lula em conjunto com o US Trade Representative, Departamento de Comércio e Departamento de Estado” dos Estados Unidos.

Tarcísio afirma que “parece que o governo Lula ainda não compreendeu que ideologia e aritmética não se misturam. Resolver os problemas das pessoas, das nossas empresas, dos nossos exportadores é mais importante do que o revanchismo, a bravata e a construção de narrativas”.

Leia também:

O governador afirma que o Brasil é a economia do G20 mais distante da Casa Branca e que não tem realizado ativamente negociações bilaterais com os Estados Unidos.

Tarcísio menciona os casos do México e da Argentina, que negociaram diretamente acordos com Washington para evitar tarifas elevadas sobre seus produtos: “É preciso considerar o exemplo de países como México, que foi excessivamente taxado, e com quem os americanos tinham uma questão política de grande importância. As divergências foram deixadas de lado, o pragmatismo prevaleceu, e um bom resultado tem sido construído após intensas negociações”. Outro exemplo relevante é o da Argentina, que tem conseguido estabelecer negociações positivas com os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.