O frio atinge seu ponto mais intenso e cinco capitais informam temperaturas mais baixas do que as já registradas no ano

Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande têm potencial para registrar as temperaturas mais baixas do ano nesta sexta-feira.

30/05/2025 11:07

1 min de leitura

O frio atinge seu ponto mais intenso e cinco capitais informam temperaturas mais baixas do que as já registradas no ano
(Imagem de reprodução da internet).

Na primeira onda de frio de 2025, várias cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registraram novos recordes de temperatura. De acordo com dados do Climatempo, a massa de ar polar que se deslocou sobre o país na quinta-feira (29.mai.2025) provocou uma queda brusca da temperatura em diversas cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (30.mai), a região Centro-Sul do Brasil deverá vivenciar o ápice da onda de frio, com novos recordes de temperatura. Os termômetros começarão a aumentar a partir do final de semana.

As temperaturas mais baixas devem ser observadas na madrugada e nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (30.mai) e sábado (31.mai.2025). O frio mais intenso pode ocorrer nas capitais Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande, que podem quebrar os recordes de mínima do ano.

Leia também:

Verifique as temperaturas previstas para as cidades nesta sexta-feira (30.mai):

São Paulo atingiu, pela segunda vez seguida, a temperatura mínima mais baixa do ano, com 2,6°C, registrada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura em Parelheiros, na zona sul. A temperatura média da capital ficou em 9°C.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 30 de maio, a capital paulista apresentou uma temperatura de 12,4°C, medida no Mirante de Santana. O valor anterior mais baixo, registrado em 2025, era de 13,3°C, e ocorreu em 15 de maio.

Na quinta-feira (30 de maio), a Serra Gaúcha registrou a primeira neve do ano. O fenômeno pôde ser observado em várias cidades, incluindo Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos.

O fenômeno ocorreu diversas vezes, porém com duração e intensidade reduzidas, em regiões de maior altitude. Conforme em outras ocasiões, a ocorrência de neve, por vezes combinada com precipitação congelada, chamou a atenção dos visitantes.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.