O Agente Secreto, com direção de Kleber Mendonça Filho, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema na segunda-feira, 15, para representar o Brasil na competição por uma posição na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar, em 2026. O filme disputou contra Manas, de Marianna Brennand; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a seleção, o filme será avaliado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação do Oscar, que define os indicados para cada categoria da cerimônia.
O filme, situado no período da ditadura militar, narra a trajetória de Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um professor de tecnologia que busca escapar de seu passado turbulento e enigmático em São Paulo, transferindo-se para Recife, uma cidade que ele considera um porto seguro.
LEIA TAMBÉM!
O filme, exibido em maio deste ano no Festival de Cannes, recebeu um aplauso de dez minutos após a sessão e conquistou o Brasil os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho). O longa também foi selecionado para exibição em mais de 20 festivais de cinema internacionais.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE