O exercício físico auxilia no tratamento da constipação
A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, se manifesta pela dificuldade em evacuar. Diversos fatores contribuem para o problema, inc…

A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é marcada pela dificuldade para evacuar. Diversos fatores são responsáveis pelo mau funcionamento do intestino, incluindo alimentação inadequada ou desequilibrada, sedentarismo e baixa ingestão de água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prática de exercícios físicos é sempre recomendada por médicos e profissionais de saúde, pois proporciona diversos benefícios para o organismo, inclusive sendo útil para pessoas que sofrem com prisão de ventre.
A prática regular de atividades físicas auxilia no controle do peso e do estresse, elementos que estão diretamente ligados a problemas intestinais. Ademais, exercícios específicos aprimoram o tônus dos músculos abdominais e pélvicos, o que contribui para a prevenção e o tratamento dessas condições, conforme explica o preparador físico Marcos Vinícius.
Leia também:

6 alimentos para ajudar a aumentar a libido

5 dicas para melhorar o sono e acelerar o emagrecimento

A exposição excessiva a telas pode apresentar diversos riscos para crianças e adolescentes
Equilíbrio na atividade física
Se o indivíduo é sedentário e procura a atividade física como alternativa para problemas intestinais, deve iniciar com menor intensidade. “Evitando grandes números de repetições e sobrecargas externas que possam gerar desordens mioarticulares, buscando exercícios que trabalhem com peso do próprio corpo, sempre acompanhados de um profissional de educação física”, aconselha Marcos Vinícius.
Exercícios como corrida, caminhada e bicicleta costumam auxiliar no tratamento do intestino preso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Frequência da prática
É importante evitar realizar exercícios nos momentos de crise ou de dor intensa, para que a atividade não cause maiores desconfortos. “Caso a prática de exercício tenha como foco apenas o tratamento de desordens intestinais, a prática durante 3 vezes na semana por períodos de pelo menos 30 minutos já é suficiente para o tratamento e manutenção de uma vida saudável”, explica o preparador físico.
Exercício para realizar em casa
O preparador físico Marcos Vinícius apresenta um exercício para auxiliar na melhora da prisão ventre:
- Deite-se de bruços e pressione as coxas contra o corpo, envolvendo os joelhos.
- Relaxe em um local confortável e posicione o corpo com a coluna ereta.
- Em seguida, dobre as pernas em direção ao abdômen e retorne tocando os pés no chão, respirando profundamente durante a execução.
- Coloque-se sobre seus próprios calcanhares, expire e inspire profundamente.
- Rapidamente, contraia o abdômen, expelindo todo o ar.
- Imediatamente após, pressione o abdômen para fora ao inspirar. Repita isso diversas vezes, alternando entre as direções.
Busque assistência médica
Se os sintomas da prisão de ventre persistirem, é importante buscar assistência médica. Desta forma, evita-se que a condição provoque outras doenças, como fissuras no ânus, hemorroidas e inflamação na parede interna do intestino.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.