Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. O ex-prefeito de SP, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não pode estar entre as maiores economias do mundo e apresentar um nível de desigualdade social tão elevado

O ex-prefeito de SP, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não pode estar entre as maiores economias do mundo e apresentar um nível de desigualdade social tão elevado

O ministro da Fazenda compareceu à apresentação do estudo “Retrato da Desigualdade e dos Tributos pagos no Brasil”.

Por: Júlia Mendes

29/08/2025 21:54

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao participar nesta sexta-feira (29) da apresentação do estudo “Retrato da Desigualdade e dos Tributos pagos no Brasil”, elaborado pelo economista francês Gabriel Zucman e equipes da Receita Federal e da pasta, afirmou que o trabalho chega num momento importante da história do Brasil, em que o país entra na era da transparência de dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo confirma uma tese que o ministro Haddad defende há muito tempo, desde que assumiu o Ministério da Fazenda, a de que no Brasil a desigualdade social e tributária é bastante evidente.

O trabalho, mesmo com dados de 2019, demonstra que no Brasil, a ponta 1% mais rica detém 27,4% da renda total, e os milionários em dólar no Brasil (ou seja, aqueles que recebem mais de cerca de R$ 5,5 milhões de renda anual) possuem alíquotas efetivas muito menores do que o restante da população: 20,6% (incluindo todos os tributos), em comparação com 42,5% para o brasileiro médio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil, historicamente, resistia em disponibilizar seus dados para a academia para estudos dessa natureza. O ministro reconheceu também o trabalho dos funcionários da Receita Federal por terem preservado a identidade dos contribuintes brasileiros, ao mesmo tempo em que colocaram dados anônimos à disposição dos pesquisadores para revelar a situação da distribuição de renda no país.

Para Haddad, o estudo se mostra extremamente oportuno, considerando que, possivelmente pela primeira vez na história do Brasil, o Congresso Nacional deverá se pronunciar nas próximas semanas sobre um primeiro e modesto avanço em direção à busca por maior igualdade no país.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Receita Federal adiciona 85 novos benefícios fiscais à DIRBI e amplia controle tributário

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Felipe Salto critica proposta orçamentária de 2026 e aponta déficit acima de R$ 60 bilhões

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Décimo Terceiro Salário: 95,3 milhões de brasileiros receberão segunda parcela até 19 de dezembro!

Nós temos insistido em afirmar que o Brasil não pode ser considerada uma das dez maiores economias do mundo e, ao mesmo tempo, apresentar um dos piores indicadores de distribuição de renda. Esta é a situação em que nos encontramos. O Congresso tem analisado o tema, recebendo manifestações importantes da opinião pública por meio de pesquisas e manifestações públicas de cidadãos nas redes sociais e na mídia, e eu tenho grande convicção de que, com exceção de um grupo mais radical de deputados e senadores, o bom senso prevalecerá para que o Brasil inicie uma trajetória.

Conforme aponta, trata-se de um avanço limitado, porém que possibilitará ao Brasil buscar um desenvolvimento sustentável.

Sabemos que é impossível para um país crescer de forma sustentável com a distribuição de renda que temos no Brasil. É preciso dar mais transparência para a situação social que o Brasil vive, e garantir que teremos um futuro mais promissor.

Ao falar com o economista francês, Haddad declarou que, em seu papel como ministro da Fazenda, o trabalho de Zucman e seus colegas terá grande impacto no Brasil, visando uma sociedade mais livre, justa e com mais oportunidades para os cidadãos brasileiros.

Zucman, por sua vez, explicou que dois pontos chamaram a atenção ao longo do trabalho. O primeiro é que a desigualdade no Brasil é muito maior do que se imaginava.

Ademais, segundo ele, constata-se que os indivíduos mais abastados no Brasil tributam menos que a média nacional, e os super-ricos pagam menos impostos do que os super-ricos de outros países. “Isto, sem dúvida, coloca o Brasil entre os países mais desiguais do mundo em termos de renda”, afirmou o autor do estudo.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilFernando Haddadtributos
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Futebol

Giorgian de Arrascaeta se pronuncia sobre derrota do Flamengo na final da Copa Intercontinental

17/12/2025 22:45 | 2 min de leitura

● Ingressos Esgotados para a Final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians no Maracanã!

18/12/2025 0:07 | 1 min de leitura

● Corinthians Quebra Recorde de Renda na Neo Química Arena em Final da Copa do Brasil de 2025

18/12/2025 0:35 | 1 min de leitura

● Donald Trump elogia controle da imigração e critica Joe Biden em discurso impactante

17/12/2025 23:35 | 1 min de leitura

● Corinthians e Vasco empatam em 0 a 0 na final da Copa do Brasil; tudo será decidido no Maracanã!

17/12/2025 23:39 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!