Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O ex-prefeito de São Paulo afirmou que não há planos de aumento de tarifas “por ora”

O ex-prefeito de São Paulo afirmou que não há planos de aumento de tarifas “por ora”

O ministro da Fazenda afirmou que existem medidas não tarifárias em análise, ressaltando que buscará o caminho diplomático.

Por: Júlia Mendes

10/07/2025 17:47

5 min de leitura

O Ministro Fernando Haddad (Fazenda) e o vice-presidente e minis...
▼

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira (10.jul.2025) que, até o momento, “nenhuma discussão” está em curso sobre a elevação de tarifas em relação aos Estados Unidos. Ele afirmou que buscará uma solução diplomática com o país liderado por Donald Trump (Partido Republicano).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Estados Unidos implementaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados, em parte devido ao tratamento concedido ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), que o então presidente Trump respeitava “profundamente”.

Haddad afirmou que a medida não se justifica sob “nenhuma perspectiva”, sobretudo no âmbito econômico. Ele reiterou que os Estados Unidos apresentaram superávit comercial com o Brasil desde 2009.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro afirmou que o volume comercial alcançou valores superiores a 400 bilhões de dólares nos últimos 15 anos. Indicou que o comércio bilateral entre Brasil e Estados Unidos já foi “muito maior” e atualmente representa cerca de 12% do total exportado. Alegou, contudo, que o agronegócio nacional e a indústria de São Paulo serão mais afetados pela sobretaxação.

“No entanto, independentemente do impacto, nós desejamos manter boas relações com os Estados Unidos. Os governos vão passar e as nações vão continuar”, afirmou Haddad. “Nós não queremos prejuízo de ninguém. Nem dos brasileiros que vendem aos Estados Unidos e nem dos americanos que vendem aqui. Têm superávit conosco”, completou.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Haddad declarou que a sobretaxação possui caráter político-ideológico, porém buscará uma solução diplomática para que a tarifa não seja implementada. Trump informou que a tarifa entrará em vigor em agosto.

Ninguém está considerando essa questão [de elevar tarifas contra os EUA] por enquanto. Existem muitas medidas não tarifárias que podem ser pensadas. Há um grande número de medidas que estão sendo estudadas. Há um grupo de trabalho […], e nós temos tempo, disse. Há medidas tarifárias que não impactam a inflação. Há uma série de alternativas que serão consideradas. Isso não significa que vão ser acionadas, porque o nosso desejo é que, até lá, isso tenha sido superado.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com uma equipe de trabalho para analisar a Lei de Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025). A sugestão de implementação já foi avaliada anteriormente, porém não foi oficialmente divulgada pelo governo.

A lei foi aprovada pelo Congresso em abril após o Dia da Libertação, momento em que Trump anunciou, em 2 de abril, a imposição unilateral de tarifas a vários países do mundo. Nesse dia, o Brasil foi taxado em 10%, com algumas isenções. A nova tarifa, anunciada nesta quarta-feira, entrará em vigor em 1º de agosto.

O ministro declarou que a lei foi aprovada com ampla maioria no Congresso, incluindo setores conservadores da sociedade que defendem a soberania nacional. Haddad complementou que o governo irá analisar todos os instrumentos disponíveis para sugerir ao presidente da República.

Esperamos que, até lá, esse tipo de atitude seja repensada pelas vias diplomáticas e pela desistência dos setores de extrema direita no Brasil em atacar a soberania nacional, afirmou Haddad.

align=”center”>Medida ideológica.

Haddad declarou que uma tarifa de 50% é contraproducente e possui caráter ideológico. “Desrespeita os 200 anos de tradição diplomática entre os dois países, que se dão muito bem”, afirmou o ministro.

Ele afirmou que seria desejável a desmobilização dos “setores extremistas” para que defendessem o interesse nacional. Haddad disse que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se envolveu em um ataque ao Brasil e isso, segundo ele, é uma evidência pública.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos e agradeceu o apoio do deputado americano Cory Mills, que ele descreveu como “causa da liberdade”.

Haddad afirmou que a extrema direita necessita, atualmente, reparar “os danos que causou”. O ministro assegurou que dispõe de algumas semanas para agir de forma diplomática.

align=”center”>Tarifas

O presidente Lula declarou na quarta-feira (9.jul.2025) que o Brasil implementará a Lei da Reciprocidade Econômica em resposta à imposição tarifária.

A partir de agora, qualquer aumento de tarifas implementado de forma isolada será analisado à luz da Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica, afirmou Lula em comunicado publicado em sua página no X.

Na nota, Lula afirmou que é falsa a informação mencionada por Trump de que a relação comercial entre os dois países é de déficit para os norte-americanos.

Os dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) indicam que o cenário é deficitário para o Brasil e superávitário para os Estados Unidos desde 2009, conforme ilustrado no infográfico abaixo.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BrasilEstados UnidosLulaReciprocidade Econômicatarifas
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Entretenimento

Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

● EUA Realizam Ataques Aéreos no Pacífico Oriental e Eliminam Narcoterroristas

18/12/2025 23:47 | 1 min de leitura

● Expectativas da Audi para 2026: Mattia Binotto fala sobre credibilidade e desafios na Fórmula 1

18/12/2025 23:51 | 2 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● TikTok e Donald Trump firmam acordo para desmembrar ativos nos EUA e garantir futuro do app

19/12/2025 1:10 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!