A intensa massa de ar seco que afeta o estado de São Paulo deverá persistir neste domingo (17), indicando o começo do veraneio. O tempo se manterá estável, sem chuvas relevantes. A Defesa Civil emite alertas sobre a baixa umidade do ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região oeste paulista, as temperaturas podem chegar a 32°C. A atmosfera seca impactará sobretudo o interior e a região leste do estado. As temperaturas podem atingir 28°C em Campinas e 33°C em Rio Preto.
Em São Paulo, o dia deverá ser ensolarado com nebulosidade variável sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 13°C, na madrugada, podendo chegar aos 23°C de máxima durante a tarde. Os índices de umidade do ar ainda permanecem abaixo do ideal e devem registrar valores mínimos em torno de 45%. A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura de São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
Já no litoral, a circulação marítima segue favorecendo a formação de instabilidades. As chuvas devem vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes.
Baixa umidade.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo utilizou, pela primeira vez, o sistema cell broadcast para avisar a população sobre a baixa umidade do ar e o risco de incêndios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na região oeste do estado, 82 cidades foram alertadas na quinta-feira (14), devido ao registro de umidade relativa do ar abaixo dos 12%, classificado como estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última segunda-feira (11), a Defesa Civil emitiu alertas para situação de emergência em municípios de interior de São Paulo com índices entre 13% e 29%. Foram enviados 78 alertas via SMS, fora do sistema cell broadcast.
A tecnologia avisará a população em caso de umidade do ar inferior a 12%, existência de alerta vermelho do Inmet e ocorrência de focos de incêndio próximos a áreas urbanas.
Fonte por: CNN Brasil