O diretor americano Jim Jarmusch manifestou sua insatisfação no domingo, 31, após saber que a distribuidora e plataforma de streaming Mubi havia recebido investimento de um fundo de capital de risco ligado ao setor militar de Israel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme mais recente de Jarmusch, Father Mother Sister Brother, exibido no domingo no Festival de Veneza, será distribuído pela Mubi, concorrente da Netflix. O projeto recebeu um financiamento de 100 milhões de dólares da Sequoia Capital, empresa do Vale do Silício que possui na sua carteira a empresa de defesa israelense Kela, o que levou a uma petição assinada por Jarmusch e outros artistas.
“Qualquer sugestão de que nosso trabalho estaria ligado ao financiamento da guerra” é simplesmente falsa, respondeu em carta o presidente da Mubi, Efe Cakarel.
LEIA TAMBÉM!
“Minha relação com a Mubi começou muito antes disso, e eles foram fantásticos no trabalho com este filme. É claro que fiquei decepcionado e bastante desconcertado com essa situação”, disse Jarmusch. Ele ressaltou que, por ser um cineasta independente, precisa aceitar dinheiro “de várias fontes”.
“Entendo que quase todo o capital das empresas é dinheiro proveniente de fontes questionáveis. Ao examinar cada uma dessas companhias e suas formas de financiamento, se revelam muitas práticas obscenas”, afirmou o cineasta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital