Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. O diplomata informou que Filipe Martins não acompanhou Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos

O diplomata informou que Filipe Martins não acompanhou Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos

André Chermont, ex-chefe de cerimonial da presidência, afirmou ao STF na segunda-feira (21.jul) que Mauro Cid produziu a lista final de passageiros da v…

Por: Lara Campos

21/07/2025 11:01

3 min de leitura

O diplomata informou que Filipe Martins não acompanhou Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos
(Imagem de reprodução da internet).

André Chermont, atual cônsul-geral do Brasil em Tóquio, afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) na segunda-feira (21.jul.2025) que o ex-assessor internacional da Presidência, Filipe Martins, não viajou para os Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022 com Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chermont é testemunha em favor de Martins, réu do chamado “núcleo 2” na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado. Em 2022, André era chefe do Cerimonial da Presidência. Nessa função, era responsável pelo planejamento e execução da agenda oficial do presidente da República.

O diplomata declarou que Filipe não constou na lista final e não era esperado que embarcasse naquele avião. Ele chegou a fazer parte da lista, mas depois não estava mais previsto.

Leia também:

Blog post image

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

Blog post image

AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

Blog post image

Lula chega a Brasília após sua participação em cúpula no Chile

Conforme Chermont, a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos teve caráter particular. Isso implica que a organização e a definição da lista de passageiros ficaram sob a responsabilidade da Ajuda à Presidência em Assuntos Administrativos, liderada por Mauro Cid.

Tomamos ciência dessa lista. Em viagens internacionais, o Cerimonial necessitava saber o número de passageiros para notificar as autoridades estrangeiras. A PF (Polícia Federal) também recebia essa lista. Essa lista passava por nossa apreciação, embora não tenhamos sido responsáveis por sua criação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chermont confirma uma declaração de Mauro Cid em seu depoimento ao STF em 14 de julho. O tenente-coronel também afirmou que Filipe Martins não constava da lista final e que ele não estava na aeronave presidencial que partiu para os Estados Unidos.

Ao ser perguntado pela defesa sobre o motivo de não ter informado previamente aos investigadores da PF sobre o ex-assessor no voo presidencial, Cid respondeu: “Porque não me foi perguntado”.

Cid e Chermont refutaram um dos principais pontos levantados pela Polícia Federal para justificar a prisão preventiva de Martins. A alegação de que o ex-assessor esteve presente na viagem de 30 de dezembro de 2022 com Bolsonaro foi apresentada como indício de risco de fuga.

Lembre-se do ocorrido.

Filipe Martins foi detido em 8 de fevereiro de 2024, durante a operação Tempus Veritatis. Ele foi liberado em agosto do ano anterior, por decisão de Alexandre de Moraes. A defesa do ex-auxiliar presidencial sempre negou que ele tenha acompanhado o ex-presidente.

A Polícia Federal não apresentou provas definitivas dessa viagem de Martins aos Estados Unidos. Pelo contrário. A defesa do acusado demonstrou evidências acerca da ocorrência de uma fraude em registros do que a PF alegava ser a entrada dele nos EUA.

A companhia aérea Latam divulgou uma nota (integral – PDF – 88 kB) confirmando que Martins viajou de Brasília para Curitiba em 31 de dezembro de 2022, o que desmentia a possibilidade de ele ter deixado o país no dia anterior.

A Polícia Federal também alegava, ao solicitar a prisão de Martins, que ele estava foragido. Contudo, o ex-assessor estava no Paraná, em local identificado e até divulgava fotos em redes sociais. Não obstante, a prisão foi determinada e o ex-assessor permaneceu detido por quase sete meses.

O ministro Alexandre de Moraes, ao autorizar a saída de Martins da prisão, mesmo ciente de todas as provas apresentadas pela defesa sobre o réu não ter fugido do país, determinou as seguintes medidas cautelares.

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BolsonaroEstados UnidosFilipe MartinsMauro CidSupremo Tribunal Federal
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Internacional

Pelo menos 19 falecimentos foram registrados após um acidente envolvendo um avião que caiu em uma universidade no Bangladesh

21/07/2025 8:23 | 2 min de leitura

● Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● Quais os sinais que indicaram o câncer que levou Preta Gil?

21/07/2025 13:19 | 2 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!