O Conselho de Segurança da ONU condenou os recentes ataques no Catar e solicitou uma “desescalada”, sem abordar o tema de forma explícita, conforme divulgado em comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho manifestou sua condenação aos recentes ataques em Doha, território mediador-chave, e ofereceu seu apoio à soberania e integridade territorial do Catar.
A declaração exige o apoio unânime dos 15 países membros, incluindo os Estados Unidos, parceiro de Israel.
LEIA TAMBÉM!
Os integrantes do Conselho manifestaram sua solidariedade com o Catar e reiteraram seu papel fundamental nos esforços de mediação na região, em conjunto com o Egito e os Estados Unidos.
O Conselho, que realizará uma reunião pública sobre esses ataques ainda nesta quinta-feira, ressaltou que “a libertação dos reféns, incluindo os assassinados pelo Hamas, e o fim da guerra e do sofrimento em Gaza devem permanecer como a principal prioridade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o ataque sem precedentes do grupo islamista palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, e as retaliações israelenses na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança tem permanecido quase paralisado sobre o tema, sobretudo por conta dos repetidos vetos, em especial dos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou sua forte insatisfação com o ataque israelense sem precedentes no Catar na terça-feira, que visava líderes do Hamas reunidos em um complexo residencial no centro de Doha.
Fonte por: Carta Capital