O Conselho de Ética também examinará denúncias contra nove parlamentares
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), protocolou ao plenário requerimentos de cassação contra parlamentares que se mostraram obstruídos;…
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), protocolou nesta sexta-feira (15) 20 representações ao Conselho de Ética contra dez deputados, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pedidos visam a quebra do decoro parlamentar e buscam a punição de parlamentares, podendo incluir a cassação do mandato.
As ações foram apresentadas por diversos partidos e estão atualmente sob análise no órgão colegiado, que deverá decidir sobre o arquivamento ou prosseguimento do caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os deputados André Janones (Avante-MG) e Gilvan da Federal (PL-ES) estão na lista de parlamentares representados. Contudo, ambos já foram alvo de suspensões cautelares e já enfrentam ações que tramitam no colegiado.
De 20 representações encaminhadas, cinco visam Janotônio e todas foram apresentadas pelo Partido Liberal. Outras quatro são direcionadas a Eduardo Bolsonaro, três protocoladas pelo PT e uma pelo PSOL. Gilvan da Federal é alvo de duas ações apresentadas pelo PT.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
Além disso, foram representados:
A análise no Conselho de Ética determina a instauração do processo formal após ser discutida em reunião do conselho, momento em que é lido o termo de instauração. Seguidamente, realiza-se o sorteio de uma lista com três nomes para a designação de um relator.
A partir da proposição tríplice, o presidente do Conselho, deputado Fábio Schiochet (União-SC), designa a relatoria. Os parlamentares representados contarão com prazo de dez dias úteis para apresentar suas sustentações.
O relator deverá votar pela aprovação do processo ou pelo arquivamento. O relatório será encaminhado à votação no Conselho, podendo ser submetido a pedido de vista (tempo adicional para análise).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












