Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Informe Publicitário
  3. O conforto acústico: um fator importante para a saúde e o bem-estar em espaços habitacionais

O conforto acústico: um fator importante para a saúde e o bem-estar em espaços habitacionais

Diante do excesso de ruídos, sirenes, construções e perturbações de vizinhos, o silêncio transformou-se em um bem precioso — e, acima de tudo, em uma necessidade para a manutenção da saúde física e mental. O aumento da demanda por soluções acústicas em imóveis, notadamente em apartamentos, indica que o conforto sonoro está […]

Por: Marcos Oliveira

07/06/2025 14:41

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Diante do excesso de ruído, buzinas, obras, vizinhos barulhentos e rotinas cada vez mais intensas, o silêncio se tornou um verdadeiro luxo e, mais do que isso, uma necessidade para preservar a saúde física e emocional. O aumento da procura por soluções acústicas em residências, principalmente em apartamentos, demonstra que o conforto sonoro está, enfim, sendo levado a sério por aqueles que buscam qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A arquiteta e urbanista Bianca Dantas, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora na área de acústica, afirma categoricamente: “O conforto acústico não é um capricho estético, é uma questão de saúde pública”. Segundo ela, o som está sempre presente no cotidiano – mesmo durante o sono – e o corpo humano reage fisicamente à poluição sonora, muitas vezes sem que percebamos. “A audição é o único sentido que não podemos desligar. Nosso corpo sente o som não apenas pelos ouvidos, mas pela vibração no ar, pela pele. Esse estímulo constante impacta desde a qualidade do sono até a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e os níveis de ansiedade”, explica a arquiteta.

Na crescente atmosfera urbana, o lar necessita se tornar um refúgio sensorial. A residência deve operar como espaço de repouso, foco e proteção sonora. Não é coincidência o aumento da demanda por soluções que asseguram isolamento e tratamento acústico – seja para garantir o sono adequado de uma criança, estabelecer um ambiente de trabalho em casa produtivo, ou ainda, diminuir o estresse cotidiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde já classificou a poluição sonora como o segundo tipo de poluição ambiental mais significativo do mundo, atrás da poluição atmosférica. No entanto, segundo Bianca Dantas, essa posição pode ser alterada em breve, considerando o aumento dos efeitos auditivos e psicológicos do ruído nas grandes cidades.

Ela também chama atenção para o fato de que o incômodo acústico é invisível, o que dificulta sua identificação imediata. “Às vezes, nos sentimos incomodados em um espaço e não sabemos por quê. Mas o motivo pode ser o excesso de ruído, que o cérebro capta mesmo que a gente não esteja consciente disso. Isso compromete o desempenho em tarefas, a concentração e até a saúde mental”, ressalta.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Nilda autoriza lei com previsão de recomposição salarial de 32,61% para os servidores da Assistência Social em Parnamirim

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Tráfego intenso eleva o risco de depressão e ansiedade, revela pesquisa

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Tratado “Oceano Silencioso”: 37 países anunciam iniciativa para combater a poluição sonora nos oceanos

Atualmente, a acústica deve estar presente em todos os tipos de ambientes: escolas, hospitais, escritórios, restaurantes, lojas e, naturalmente, em residências. Ambientes ruidosos afastam as pessoas, impactam negativamente a experiência do usuário e afetam, inclusive, a economia do negócio.

Referência potiguar em soluções acústicas

No Rio Grande do Norte, o grupo OBorrachão lidera essa transformação sonora, sendo referência no fornecimento e instalação de soluções acústicas para diversos tipos de projetos. A empresa potiguar se destaca não apenas pela variedade de produtos, mas também pelo atendimento técnico especializado e pela atuação em grandes obras do estado.

Renalle Diniz Gurgel, diretora de relacionamento e obras do OBorrachão, declara que a empresa acompanha de perto a evolução do mercado. “Constantemente buscamos inovar. Participamos, promovemos e até patrocinamos eventos voltados para a acústica no Rio Grande do Norte, além de manter um canal aberto com instituições de ensino, como a UFRN. Nossa meta é qualificar continuamente o setor”, afirma.

A OBorrachã£o atua com duas linhas principais: o isolamento acústico, que impede a propagação do som entre ambientes, e o acondicionamento acústico, focado no tratamento do som interno, elevando a qualidade do ambiente. “Trabalhamos em projetos que vão desde forros, pisos e paredes até revestimentos personalizados. Além da venda, oferecemos a instalação completa, o que faz diferença no desempenho final do material”, ressalta.

Disponibilizam-se mantas acústicas, forros minerais, lã de PET, revestimentos personalizados e soluções que se integram à marcenaria e ao design de ambientes.

Projetos de grande porte, resultados significativos.

O projeto da OBorrachã£o abrange obras relevantes, como o Teatro Riachuelo, a Arena das Dunas, além de cartórios, escolas, hotéis e espaços da própria UFRN. “Cada projeto apresenta seus desafios, mas atuamos com o compromisso de alcançar a harmonia sonora ideal. E o resultado é sempre perceptível no conforto de quem frequenta esses locais”, afirma Renalle.

Apesar do mercado de acústica no estado estar apenas começando a se desenvolver de maneira mais ampla, a empresa já observa uma mudança considerável no comportamento dos consumidores. “Atualmente, as pessoas compreendem melhor o valor desse investimento e sabem que o conforto acústico também é sinônimo de saúde e bem-estar. Estamos aqui para atender a essa demanda e acompanharmos a evolução do setor”, conclui a diretora.

Fonte por: Tribuna do Norte

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
acústicabarulhoconforto acústicoisolamento acústicopoluição sonoraredução de ruídoruído urbanosoluções acústicastratamento acústico
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Mercado

Mercado de Criptomoedas em 2025: Desafios e Quedas Impactam Investidores e Setor

19/12/2025 4:15 | 3 min de leitura

● Rômulo volta ao RB Leipzig após lesão e se inspira em Harry Kane e Neymar!

19/12/2025 6:05 | 2 min de leitura

● Câmeras registram assassinato brutal de Mario Pineida, ex-jogador do Fluminense, em Guayaquil

19/12/2025 6:31 | 2 min de leitura

● Medellín: Prefeito Federico Gutiérrez anuncia punições para torcedores violentos na Copa Colômbia

19/12/2025 6:58 | 1 min de leitura

● GAC Honda Suspende Produção Globalmente: Crise de Chips e Impacto na Entrega de Veículos!

19/12/2025 7:38 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!