O Coneflat prevê que o custo do transporte rodoviário de cargas aumentará em julho

A tendência é de alta na colheita de milho; a menor necessidade de transporte e a diminuição do preço do diesel contribuíram para a queda em junho. no P…

30/06/2025 18:21

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O Coneflat prevê que o custo do transporte rodoviário de cargas aumentará em julho
(Imagem de reprodução da internet).

Análise do Mercado Agrícola – Junho/2025

A colheita da segunda safra do milho, que começa na segunda quinzena de junho, deve aumentar a procura por frete rodoviário. Isso pode levar ao aumento dos preços em julho, de acordo com um boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

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Em junho, Bahia, Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Piauí registraram diminuição nos preços devido à menor procura por transporte e à queda no valor do diesel. No Paraná, a redução ocorreu na região de Ponta Grossa, enquanto Minas Gerais manteve os fretes para grãos estáveis.

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Minas Gerais registraram alta nas tarifas de frete rodoviário nas últimas semanas de junho. Esse aumento está relacionado ao início da colheita da segunda safra de milho e do café mineiro, o que intensifica a movimentação logística.

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Exportações

De acordo com o boletim da Conab, o Brasil exportou 6,1 milhões de toneladas de milho em maio de 2025, um valor menor do que as 7,5 milhões de toneladas registradas no mesmo mês de 2024.

O porto de Santos foi o principal local de exportação do milho, responsável por 28,8% do total exportado. Os portos do Arco Norte representaram 25,7% da movimentação, um declínio em comparação com os 45,3% observados no mesmo período de 2024.

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São Francisco do Sul movimentou 16,4% das exportações de milho, seguido por Paranaguá com 12,9% e Rio Grande com 12,8%. Os embarques partiram principalmente de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

O Brasil exportou 9,6 milhões de toneladas de farelo de soja de janeiro a maio de 2025. Este volume é ligeiramente superior às 9,3 milhões de toneladas do mesmo período de 2024. A movimentação concentrou-se nos portos de Santos (42,3%), Paranaguá (30,8%), Rio Grande (15,1%) e Salvador (7,9%).

Em relação à soja, 38% das exportações foram realizadas pelo Arco Norte, um percentual superior aos 36,4% do ano anterior. O porto de Santos representou 37,5% da soja exportada, seguido por Paranaguá com 11,9% e São Francisco do Sul com 5,3%. As cargas tiveram origem principalmente em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais.

No setor de fertilizantes, as importações em maio foram as maiores desde maio de 2022. O Brasil importou 15,27 milhões de toneladas de janeiro a maio de 2025, em comparação com 13,6 milhões no mesmo período do ano anterior. Os principais portos de entrada foram Paranaguá (4,09 milhões de toneladas), Arco Norte (2,99 milhões) e Santos (2,1 milhões).

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.